Atividades Realizadas na Junta

As atividades realizadas pelo Museu Mineiro e Biblioteca poderão ser consultadas nos respetivos menus. 

25abril2017 NoiseTrafficA Associação Recreativa Cultural e Social de Silveirinhos em parceria com a Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promoveu um Concerto no dia 25 de Abril, às 21h30, no Auditório da Junta de Freguesia de São Pedro da Cova.

25abril2017 MúsicaDaRevolução24 de abril | 21h30
Auditório da Junta de Freguesia de São Pedro da Cova
Músicas das Revoluções com Vox Populi e convidados
Venha cantar Abril connosco

25abril2017 caminhadasiteCaminhada da Liberdade seguida da atuação do Movimento Sénior - Saúde e Bem Estar
23 de abril | 9h30 | Junta de Freguesia de São Pedro da Cova
Inscrições nas secretarias da Junta de Freguesia ou através do email geral@fanzeres-saopedrodacova.pt
Oferta de t'shirt às primeiras 200 inscrições
Inscreva-se

25abril2017 FolkEncontro de Folclore
22 abril – 21h00 – Cripta de Igreja de São Pedro da Cova

Atuação dos Grupos da União das Freguesias:
Rancho Regional de Fânzeres
Rancho Folclórico do Passal
Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro da Cova
Associação Recreativa Flor de Fânzeres
Grupo Folclórico Cultural de Tardariz

25abril2017LivroApresentaçãoApresentação do livro “A Conquista dos Direitos Democráticos” com Coronel José Castro Carneiro (Capitão de Abril) e Jorge Sarabando (publicista)
7 abril | 21h30 | Centro Republicano e Democrático de Fânzeres.

cartaz com data de estreiaA Real FICÇÃO apresenta “DO CARVÃO AOS RESÍDUOS. Regresso a São Pedro da Cova”, um filme de Rui Simões.

“Não há arma mais forte que cale a razão de um povo. O povo luta até à morte para criar um  mundo novo.”
A partir do recado deixado por Serafim Gesta “Mazola” no filme “São Pedro da Cova”, de 1976, em que pede ao Governo Português que não esqueça São Pedro da Cova e que dê solução aos seus problemas, Rui Simões apresenta novo projeto, com a realidade atual de São Pedro da Cova e os problemas que se lhe impuseram, mas também os que persistem.
A marca deixada no realizador pela comunidade local volta a surgir, “não havendo arma mais forte que cale a razão de um povo.

PauloFerreiraNo dia 18 de março, pelas 21h30, no Centro Republicano e Democrático de Fânzeres, Paulo Ferreira, autor do documentário Nordlys, que obteve o prémio Hollywood International Documentary e vencedor de vários prémios internacionais do cinema documentalm, apresenta os seus trabalhos na área de Timelapse.

3Conta meUmConto 2017.ª Edição
O Prémio “Conta-me Um Conto” é uma iniciativa da Junta da União das Freguesias Fânzeres e São Pedro da Cova.
Este Prémio pretende promover e consolidar hábitos de leitura e de escrita criativa, entre os mais jovens. Tem ainda como objetivo aproximar os jovens em idade escolar da Cultura, bem como divulgar os seus trabalhos junto do grande público. Este ano decidimos alargar este concurso ao 1.º Ciclo.
Este Concurso contou com o apoio das seguintes livrarias/ Papelarias: Papelaria A Bruxinha, Papelaria Avenida, Papelaria da Cavada Nova e Papelaria S. Jorge.
Entrega de trabalhos até 21-04-2017
Consulta aqui o Regulamento

16830525 1451745274860357 1231518696 nNo dia 28 de fevereiro a Ass. Recreativa e Cultural Bem Fazer Vai Avante em parceria com a Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova e a exemplo de anos anteriores vai organizar o Corso Carnavalesco às 15h00 e às 20H30 o Enterro do João.
O tema do Desfile será alusivo aos 80 anos do Cavalete Poço S. Vicente.

Poesia 2017 siteA Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova lançou a 26.ª edição do Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres.
Todos os interessados em participar neste Prémio enviaram as obras a concurso para a Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova, até ao dia 18 de abril de 2017. Consulte aqui o Regulamento.

Ilustração site

A Argo - Associação Artística de Gondomar e a Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova, a fim de comemorar os 150 anos da edição do romance “As Pupilas do Senhor Reitor”, organizaram, nesta primeira edição da Bienal de Arte - Vila de Fânzeres, o Prémio Júlio Dinis – Ilustração.
Júlio Dinis residiu na freguesia de Fânzeres e tem o seu nome perpetuado na toponímia e história da Vila.
Os interessados puderam aceder ao Regulamento e Ficha de Inscrição, através deste site e enviar os respetivos trabalhos até ao passado dia 15 de março.

carnaval joker 2017A Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova com a participação das Escolas e Jardins de Infância de Fânzeres organizou uma vez mais o Desfile de Carnaval, no dia 24 de fevereiro, com ínicio às 10h00, no Largo da Igreja de Fânzeres. Veja aqui o percurso do Desfile.

Músicasite 2016Aqui divulgamos a programação completa da 2.ª edição do Festival de Música de Fânzeres e São Pedro da Cova.

Com diversificadas expressões e sonoridades, mais de 500 executantes passarão por 8 locais distintos de Fânzeres e São Pedro da Cova, num total de 10 espetáculos, assegurando – simultaneamente – uma forte presença dos grupos e formações locais e a participação de orquestras e músicos já consagrados na cena musical portuguesa e, também, espanhola. 
Estamos em condições de afirmar que esta será uma das mais destacadas iniciativas culturais da nossa região, no campo da música – instrumental e coral.  
Destacamos ainda que só é possível a concretização desta 2.ª edição com a colaboração das Paróquias de Fânzeres e São Pedro da Cova, o movimento associativo, as escolas de formação musical que se disponibilizaram a participar, a Câmara Municipal de Gondomar e muitas empresas do comércio e indústria local.
Veja aqui a programação completa.

Natal 2016 festacomunidadeFesta de Natal
Espetáculo de Teatro e Música aberto à comunidade
22 de dezembro | 15h00 | Cripta da Igreja de São Pedro da Cova
Entrada gratuita

Natal FNZ 2016 1A Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, a exemplo de anos anteriores, promoveu a Festa de Natal no Salão Paroquial de Fânzeres, no dia 17 de dezembro, pelas 14h30, destinada a um público sénior, com idade igual ou superior a 60 anos.
As inscrições foram efetuadas na secretaria da Junta de Freguesia.

Natal SPC 2016 siteA Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, a exemplo de anos anteriores, promoveu a Festa de Natal na Escola Secundária de São Pedro da Cova, no dia 10 de dezembro, pelas 14h30, destinada a um público sénior, com idade igual ou superior a 60 anos.
As inscrições foram efetuadas na secretaria da Junta de Freguesia.

Natal ESC 2016site1Entre  os dias 7 e 14 de dezembro, a Junta de Freguesia promoveu a já tradicional Festa de Natal, destinada às crianças de cada escola e jardim de infância da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.
A exemplo do que sucedeu no ano anterior, mas com o mesmo intuito de contribuir para a alegria dos mais pequenos, levamos a Festa às Escolas.

A Junta da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro e Cova, em parceria com a AMO Portugal irá realizar uma ação de reflorestação com cerca de 200 árvores autóctones (árvores de origem portuguesa), no próximo sábado, dia 03 de dezembro, pelas 09h30, na Estrada Nacional 209, junto à entrada para o Sanatório de Monte Alto.
Venha colaborar connosco nesta ação de comemoração do dia da Árvore Autóctone.
Contamos consigo, participe!

YamahasiteuvSalão Paroquial de Fânzeres
3 de dezembro | 17h00
Vem experimentar um instrumento musical!
Se pretendes aprender um destes instrumentos: Flauta, Percussão, Saxofone, Trompete, Trombone, Trompa, Tuba, vem experimentar.
A Yamaha desenvolveu um método de estudo musical que se caracteriza por: aprendizagem coletiva de um instrumento; ensino permanentemente orientado para todos; método estruturado para a participação das famílias; o aluno não precisa de adquirir o instrumento; não é necessário o estudo em casa e com aulas práticas (três horas por semana).

Resíduos PerigosossiteComo é do conhecimento público, a população de São Pedro da Cova tem travado uma intensa batalha pela remoção dos resíduos perigosos que nesta freguesia foram depositados.
Apesar dos inúmeros obstáculos encontrados ao longo desta caminhada, algumas das “vitórias” já alcançadas, designadamente com a remoção de parte destes resíduos decorrida entre setembro de 2014 e maio de 2015, provam que valeu e vale a pena a persistência das populações. 
Contudo, as recentes notícias vindas a público, a propósito do financiamento da remoção total dos resíduos perigosos, não nos descansam e exigem uma firme resposta da população de S. Pedro da Cova e de todos os que estão solidários com esta causa.
Por esta razão, apelamos à participação de todos na Vigília pela Remoção Total dos Resíduos Perigosos, a realizar no próximo dia 25 de novembro, Sexta-Feira, pelas 19h30, junto ao Centro de Saúde de São Pedro da Cova.
Todos contam para a resolução deste grave problema.
Cordiais Saudações,
A Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova