PapinianoCarlosPapiniano Carlos é autor de uma obra multifacetada, destinada a diversos públicos e abrangendo diversos géneros: lírica, conto, romance, crónica, obras para infância, entre outros, tendo merecido especial relevo as obras para crianças, narrativas em prosa e em verso, como a conhecida “A Menina Gotinha de Água”, presente nas escolas portuguesas.
Foi alvo de diversas iniciativas de reconhecimento, designadamente,  pela Câmara Municipal do Porto, que lhe atribuiu, por unanimidade, a medalha de mérito (grau ouro) da cidade do Porto.
Papiniano Carlos nasce a 9 de novembro e falece a 5 de dezembro de 2012. A Junta de Freguesia pretende, ainda que de forma simbólica, assinalar o centenário do seu nascimento.

Reconhecendo o mérito transversal de Papiniano Carlos, a Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promoveu no dia 9 de novembro uma sessão evocativa, com a alocução de Soares Novais, declamação por Cidália Santos, Fernando Soares e Joaquim Santos, seguida de momento musical, na Biblioteca de Fânzeres, pelas 21h30.