cartaz bienal 1O Povo - Caricatura e Desenho de Humor
2ª Bienal de Arte da Vila de Fânzeres 
Exposição: 3 de julho a 12 de setembro - Museu Escolar Oliveira Lopes - Ovar

A Junta de Freguesia de Fânzeres e de São Pedro da Cova em colaboração com a Associação Artística de Gondomar, decidiu organizar a 2ª Bienal de Arte da Vila de Fânzeres, de caricatura e desenho, cujo tema é o Povo.
Motivados pelo sucesso da 1ª Bienal de Arte - Ilustração, com o objetivo de comemorar os 150 anos da edição do romance "As Pupilas do Senhor Reitor", do escritor Júlio Dinis, que contou com a colaboração do Museu Júlio Dinis, prestigiando assim esta primeira edição, levou-nos a pensar na realização da 2ª Bienal.
Neste sentido, decidimos assinalar os 30 anos da elevação de Fânzeres a Vila, com uma Bienal de Arte, de caricatura e desenho de humor, cujo tema foi o Povo.
Dos 177 trabalhos apresentados a concurso, de 70 autores, oriundos de 30 nacionalidadedes, o júri decidiu premiar a obra de Raed Khalili – “Autoridade”, da Síria, tendo também atribuído 4 menções honrosas aos trabalhos de Ronaldo Cunha Dias, “No title”, do Brasil, Mohsen Zarifian, “ What lies beneath”, do Irão, António Manuel da Silva Gaspar,”A Imaginação do Povo” de Portugal e a Petry and  Crișan” O Povo 2”, da Roménia.
Esta Bienal ultrapassou largamente as nossas expetativas. A qualidade dos trabalhos apresentados a concurso levou-nos a procurar novos espaços, novos públicos.
Neste sentido, o Museu Escolar Oliveira Lopes, em Ovar aceitou, gentilmente, o nosso convite, pelo que a partir do dia 3 de julho estará patente ao público até ao dia 12 de setembro, a exposição; O Povo - Caricatura e Desenho de Humor - 2ª Bienal de Arte da Vila de Fânzeres.