BairoMineiro siteA Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova está a programar várias atividades até ao final do ano, para comemorar os 100 anos após o início da construção do Bairro Mineiro. 
As comemorações iniciarão, também, com um momento musical, que terá a envolvência participativa das crianças e adolescentes, dos 10 aos 15 anos, que gostem de música e simultaneamente sejam moradores no Bairro Mineiro.
Assim, caso o seu filho/a reúna estas condições, convidamos a inscrevê-lo/a até ao dia 25 de agosto.
Para mais informações, poderá dirigir-se ao Museu Mineiro ou contactar-nos através do email: museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt ou telemóvel: 935663998.
Contamos com o apoio de todos, nomeadamente antigos e atuais moradores, para recuperar a história e as vivências do Bairro Norte, bem como valorizar e dinamizar o atual.  

Inserido num programa de melhoramentos sociais e num plano que visava atrair mão de obra para a mina, a Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova lança a construção do bairro operário a norte de São Pedro da Cova.
O Bairro Norte tinha como objetivo alojar pessoal oriundo de outras regiões do país, isto para que fosse possível assegurar a extração de carvão que se perspetivava para o futuro. Inicialmente, existiam habitações de dois tipos: para casais sem filhos e para casais com filhos. Estas casas eram compostas por um ou dois quartos e uma cozinha. Além destes espaços, quase todas as casas tinham quintais. Os materiais utilizados na sua construção foram: xisto ou blocos de cinza de carvão (feitos através secagem e pressão de uma mistura de cinzas do carvão com água).
Perduraria até agosto de 2001, período em que foram demolidas as últimas casas pertencentes a este aglomerado populacional, para dar lugar ao Conjunto Habitacional do Bairro Mineiro.
100 anos após o início da sua construção, revela-se assim um momento importante para os que aqui vivem e viveram. Não devemos deixar de a assinalar e comemorar.