Atividades Realizadas no Museu Mineiro

As atividades já realizadas durante este mandato na Autarquia e na Biblioteca poderão ser consultadas nos respetivos menus.

OficinasDeVerão2017De 3 a 28 de julho decorreram as Oficinas de Verão, promovidas pela União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.
As Oficinas realizaram-se no Edifício da Junta de Freguesia em Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, entre as 14h00 e as 17h00, para crianças dos 6 aos 12 anos.

QuandoPortugalArdeusiteNo dia 26 de maio, pelas 21h30, no Museu Mineiro, realizou-se mais um “Encontra-te com…”.
Depois de termos recebido, ainda este ano, Ilda Figueiredo e Isabel Santos, recebemos agora Miguel Carvalho autor do livro “Quando Portugal Ardeu”, uma investigação jornalística que conta histórias da contrarevolução, num período em que Portugal esteve à beira da guerra civil.
Este “Encontra-te com…” realizou-se perto de uma data simbólica para a Vila de São Pedro da Cova: o 22 de maio de 1975, aquando a ocupação dos escritórios da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova, pela População local, em pleno Verão Quente.   

25abril2017 oficinassiteAproveitando mais uma interrupção letiva, a Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova promove atividades destinadas aos mais novos. Assim, nos dias 6, 7 e de 10  a 13 de abril, entre as 14h00 e as 17h0, realizaram-se as Oficinas da Liberdade, para crianças entre os 6 e os 12 anos.
Estas Oficinas são gratuitas, mas limitadas. Inscrições através dos seguintes contactos:
Biblioteca de Fânzeres - 935663999; biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt ou Museu Mineiro de São Pedro da Cova - 935663998; museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt

Trabalhadores SPedro 2017 site25 de março | Cavalete do Poço de São Vicente
Pelo 3.º ano consecutivo a Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova promove, no próximo dia 25 de março, a partir das 14h30, o Encontro dos Antigos Trabalhadores da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova.
Este ano o encontro realizar-se-à junto do Cavalete do Poço de São Vicente, mais uma iniciativa que marca os 80 anos deste Monumento.
O objetivo desta iniciativa é reunir os antigos trabalhadores da mina de carvão de São Pedro da Cova, 47 anos após o encerramento desta, proporcionando-lhes momentos de convívio, bem como a partilha de histórias da época em que a indústria mineira imperava em São Pedro da Cova.
Deixamos assim o apelo à inscrição, que pode ser realizada na Junta de Freguesia de São Pedro da Cova e no Museu Mineiro, ou através dos seguintes contactos: 935 663 998, 224 663 990, museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt.
Contamos consigo!

Lesleya iberiensis 1No dia 28 de janeiro, (sábado), pelas 16h00, realizou-se no Museu Mineiro de São Pedro da Cova uma palestra, com o investigador Pedro Correia, sobre a enigmática flora e fauna fóssil da Bacia Carbonífera do Douro. Foram apresentados, entre outros, os fragmentos de rocha fossilífera encontrados em São Pedro da Cova. Estes fragmentos juntos indicam uma folha de planta do género Lesleya. Esta descoberta é mais uma prova de que a América do Norte e a Península Ibérica já estiveram unidas.
Este e outros fósseis que mostram-nos as plantas e os animais que habitavam o nosso planeta há 300 milhões de anos. 

Ilda Isabel 1Encontra-te com… está de regresso ao Museu Mineiro
No dia 13 de janeiro, pelas 21h30, realizou-se mais um Encontra-te com…, desta vez com duas figuras nacionais ligadas à luta pelos direitos do Homem: Ilda Figueiredo, Presidente da Direção Nacional do Conselho Português para a Paz e a Cooperação e Isabel Santos, Presidente da Comissão de Democracia, Direitos Humanos e Questões Humanitárias da Assembleia Parlamentar da OSCE.
Partindo da crise vivida pelos refugiados que se dirigem para a Europa, oriundos sobretudo do Médio Oriente e África, fugidos da guerra, da fome e da violência, este Encontro debateu duas questões centrais: a Paz e as Questões Humanitárias.
Assim, as convidadas Ilda Figueiredo e Isabel Santos lançaram à discussão “A Luta pela Paz: Liberdade e Democracia” e “Refugiados: Respostas Humanizadas”, respetivamente.
Este Encontro é uma espécie de conversa aberta entre convidadas e o público presente, logo, contamos com a sua presença.

Natal oficinas 2016siteBiblioteca de Fânzeres e Museu Mineiro de São Pedro da Cova
19 a 23 de dezembro de 2016 | 14h00 às 17h00
Com o aproximar da época natalícia, a Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova organizou as Oficinas de Natal, destinadas a crianças dos 6 aos 12 anos, que se realizaram no Museu Mineiro de São Pedro da Cova e na Biblioteca de Fânzeres.
Como habitual, estas oficinas são gratuitas, mas com inscrições limitadas e obrigatórias. Os interessados contactaram os respetivos espaços culturais para mais informações, através dos nºs. 935 663 998 ou 935 663 999 ou através dos emails: biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt ou museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt.  

cartaz evento inauguração v2Após dois anos de trabalho intenso na recolha de desenhos, fotografias e informações sobre a Zorra, foi lançado o projeto de restauro da Zorra n.º 53, instalada no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, tutelado pela Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.
A recolha de fundos para a concretização deste projeto teve a colaboração de várias entidades e pessoas a título individual, que contribuíram quer com donativos, quer participando nos vários eventos promovidos pela Liga de Amigos do Museu Mineiro de São Pedro da Cova.
O restauro da Zorra n.º 53 iniciou-se no passado mês de junho e terminará ainda no mês de novembro.

OficinasDeVerão1 2016De 4 a 29 de julho decorreram as Oficinas de Verão, promovidas pela União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.
A exemplo dos anos anteriores, estas Oficinas realizaram-se na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, entre as 14h00 e as 17h00, para crianças dos 6 aos 12 anos.
As inscrições limitadas e gratuitas e foram efetuadas através dos emails:biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.ptmuseu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt ou por contacto telefónico 935 663 999, 935 663 998, para garantir a inscrição dos mais novos durante este período de férias letivas.

arvoremenina10 de julho
Junta de Freguesia | Fânzeres - 11h00 | São Pedro da Cova - 15h00
A Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promoveu um Workshop de Música, intitulado “árvore menina”, destinado a bebés e crianças, entre 1 e 4 anos.
O tema deste workshop foi a eterna importância da natureza e de a tratarmos com cuidado e respeito. A personagem principal, a Natureza, é simbolizada por uma jovem árvore que quer crescer: “a árvore menina”.

OficinasPáscoa 201621 de março a 1 de abril
14h00 às 17h00

Durante a interrupção letiva da Páscoa, a União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promoveu, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, as Oficinas na Páscoa, destinada a crianças dos 6 aos 12 anos.
Na Biblioteca foram desenvolvidas várias atividades artísticas e lúdico-culturais ligadas aos livros, que perfizeram o programa destas oficinas.
Já no Museu Mineiro, a Oficina na Páscoa promovida este ano, dedica-se a explorar as coleções do Museu. 

Trabalhadores SPedro 201624 de março | Museu Mineiro

Após o sucesso do encontro realizado no ano de 2015, este ano realizou-se, no passado dia 24 de março, mais um Encontro dos antigos trabalhadores da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova, organizadp pela Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova e Museu Mineiro. O objetivo desta iniciativa é reunir os antigos trabalhadores da mina de carvão de São Pedro da Cova, 44 anos após o encerramento desta, proporcionando-lhes momentos de convívio, bem como a partilha de histórias da época em que a indústria mineira imperava em São Pedro da Cova.

Oficinas de Verão na Biblioteca de Fânzeres e Museu Mineiro de São Pedro da Cova.
A par dos anos anteriores, a Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, disponibilizou um conjunto de atividades lúdico educativas para crianças com idades entre os 6 e os 12 anos. Estas atividades decorreram entre 29 de junho a 31 de julho na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova.

CRM-cartazexposição-encerramentoA exposição "CRM" tem por objetivo dar a conhecer as ações tomadas por parte da população de São Pedro da Cova, a 22 de maio de 1975, após a ocupação dos escritórios da antiga Companhia das Minas de Carvão. Trata-se de um conjunto de imagens e textos representativos da criação e percurso do Centro Revolucionário Mineiro.
"CRM" que foi inaugurada 40 anos depois destes acontecimentos, e vista por mais de 2 500 pessoas, encerrou no dia 31 de outubro.
Domingo, dia 1 de novembro, pelas 18h00, no Museu Mineiro, a Junta da União das Freguesias Fânzeres e São Pedro da Cova proporcionou uma sessão de encerramento da exposição “CRM” que contou com a atuação de TROIKA D’ Atães.

40 anos depois de um dos mais significativos acontecimentos políticos da freguesia e do concelho, a ocupação dos escritórios das antigas minas de carvão de São Pedro da Cova pela população local, o "22 de maio de 1975" foi assinalado com uma representação teatral (monólogo - por José Susano) que "questionará" as razões deste acontecimento e com a interpretação pelo Coro Vox Populi das canções que marcaram a época. 
O "22 de maio de 1975" e as iniciativas que lhe seguiram, incorporadas no CRM - Centro Revolucionário Mineiro, inserem-se no processo revolucionário (PREC) pós 25 de Abril.

Foi apresentado o livro "Olhar o Passado - Memórias" da autora Fátima Silva no dia 2 de maio, pelas 16h00, no Museu Mineiro. A sessão abriu com um momento musical pelo grupo "José Afonso - Uma Vontade de Música". A apresentação esteve a cargo de Natália Correia.
A autora do livro, Fátima Silva, relembrou a vida de sua mãe e partilhou algumas passagem do livro com o público presente.

Inserido nas Comemorações do 41º Aniversário do 25 de Abril, realizou-se no dia 10 de abril, pelas 21h30, no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, mais um "Encontra-te com ... José Barata-Moura".
Depois de um médico - Prof. Pinto da Costa -, de um jornalista - Rui Araújo, TVI -, e de um músico - Ana Bacalhau, foi a  vez de um filósofo, mas também cantor - José Barata-Moura.
Pretendeu-se com este encontro uma conversa aberta entre o convidado e o público presente em torno do tema "Conquistas de Abril".

Realizou-se a 25 de março de 2015, pela União da Junta de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova e Museu Mineiro, com o objectivo de reunir os antigos trabalhadores da mina de carvão de São Pedro da Cova, 43 anos após o encerramento desta. Pretendeu-se com esta iniciativa proporcionar a estes trabalhadores momentos de convívio e lembrar histórias da época em que a indústria mineira imperava em São Pedro da Cova.

Sob o tema Monumentos e Sítios: Conhecer, Explorar, Partilhar, o Museu Mineiro de São Pedro da Cova assinalou o Dia Internacional de Monumentos e Sítios 2015, que se comemora a 18 de Abril.
Este ano, o Museu Mineiro preparou uma série de iniciativas, que visavam conhecer, explorar e partilhar a Casa da Malta, local de vivências mineiras, e o couto mineiro de São Pedro da Cova que, após quase 2 séculos de exploração mineira, continua a marcar a paisagem, a memória e a identidade da freguesia de São Pedro da Cova.
«» 18 de abril a 18 de maio
As Minas e a Fotografia
Exposição fotográfica sobre o Couto Mineiro de São Pedro da Cova.

Realizaram-se as Oficinas na Páscoa no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, entre os dias 23 de março e 2 de abril, das 14h00 às 17h00. À imagem dos anos anteriores, o Museu Mineiro promoveu oficinas destinadas a crianças dos 6 aos 12 anos, com o objetivo de proporcionar aos mais novos acesso a várias atividades lúdico-culturais ligadas à história mineira.