Anne Frank - v316 de novembro de 2015 a 9 de janeiro de 2016
A União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova e o Museu Mineiro de São Pedro da Cova apresentam ao público dia 16 de novembro, a partir das 14h00, a exposição educativa “Anne Frank: Uma História para Hoje” que, durante o ano corrente, já esteve patente em mais de 200 lugares em todo o mundo.
Este é o um dos produtos finais de um projeto que conta com várias parcerias, às quais se juntam a União das Freguesias e a comunidade escolar de Fânzeres e São Pedro da Cova.

Trata-se de uma exposição composta por 34 painéis educativos que retratam a vida de Anne Frank colocando-a em paralelo com os acontecimentos históricos ligados à 2ª Guerra Mundial e ao Holocausto.  A exposição oferece um conteúdo extremamente atual para reflexão. A história é narrada através da perspetiva da família Frank, com mais de 200 fotografias do arquivo pessoal da família Frank, e é relacionada com a história do Holocausto a partir do relato de sobreviventes. Contem ainda diversos elementos que desafiam a pensar sobre as semelhanças e diferenças entre aqueles eventos do passado e acontecimentos no mundo atual, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a importância de conceitos como liberdade, respeito mútuo, Direitos Humanos e democracia. Acrescenta-se a importância, para os dias atuais, da consciencialização quanto à necessidade de uma cidadania participativa para a preservação da liberdade e dos Direitos Humanos, bases fundamentais para a existência de sociedades plurais e democráticas.
A exposição estará patente no Museu Mineiro de São Pedro da Cova até 9 de janeiro de 2016.