ContraPó W c“CONTRA O PÓ”
Filme / documentário, de Clara Borde de Castro
11 de dezembro | 16h30 | Museu Mineiro

A Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova convida a assistir ao filme/documentário de Clara Borde de Castro, no próximo dia 11 de dezembro, pelas 16h30, no Museu Mineiro de São Pedro da Cova.
A autora conhecia a realidade de São Pedro da Cova desde a sua infância, local onde passava férias, anualmente.Em março de 2020, contactou com antigos trabalhadores mineiros, o que a fizeram decidir focar-se no importante papel que as mulheres tiveram nas minas, e que entendeu não estar devidamente reconhecido. Depois de muitos percalços, foi possível finalizar o trabalho a que se propôs e que culmina com o filme / documentário “Contra o Pó”.

Está convidado/a a assistir!

Nota: Serão cumpridas as normas impostas pela DGS

 

Sinopse
Em 1921, foi lançada em larga escala a exploração da mina de carvão de São Pedro da Cova, no norte de Portugal. Crianças, mulheres e homens trabalharam lá desde os 14 anos, em condições difíceis e em troca de salários muito baixos.
50 anos após o encerramento da mina, Aurora, Maria Adelaide e sua filha Jerónima, Ana e Maria Emília relembram a sua vida enquanto jovens, em São Pedro da Cova, onde o trabalho do carvão é o pano de fundo de uma época marcada pela ditadura de Salazar e as dificuldades económicas. Entre momentos memoráveis e de fraternidade, acrescidos de grandes dificuldades, estas testemunhas fazem-nos mergulhar no quotidiano fora do vulgar das mulheres que trabalharam sem descanso e com tão pouca gratidão nas minas de carvão.