A Junta das Freguesias de Fânzeres e Sâo Pedro da Cova está entre as 39 Freguesias que foram reconhecidas no dia 24 de março como as primeiras Eco-Freguesias XXI em Portugal. A cerimónia de entrega de prémios teve lugar na ExpoTorres, em Torres Vedras durante a exposição GreenFest.
O projeto Eco-Freguesias XXI visa incrementar o desenvolvimento sustentável à escala local procurando envolver os cidadãos em geral, e os autarcas das Juntas de Freguesias em particular, na construção de uma sustentabilidade participada. O projeto está associado à ideia de trabalhar o desenvolvimento sustentável à escala das Freguesias. O Eco-Freguesias XXI tem como finalidade incrementar a sustentabilidade local valorizando os processos de cidadania participativa e reconhecendo as Freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes.
A bandeira Eco-Freguesias XXI é atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa através da entrega de uma bandeira verde, sendo que para merecer este prémio a Junta de Freguesia teve de demonstrar boas práticas ao nível do ambiente e da sustentabilidade, através do preenchimento de um questionário onde eram as melhores práticas de sustentabilidade local nas vertentes social, económica e ambiental.
A Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova foi a única do Concelho de Gondomar e uma das 4 do distrito do Porto a receber este galardão. Esta bandeira, além de premiar a freguesia pelas boas práticas ambientais e sustentabilidade, também é encarado como uma responsabilidade acrescida por este executivo, pois pretendemos melhorar a ação nestas áreas e lutar por uma melhor classificação numa próxima edição.

Eco-Freguesias XXI
Eco-Freguesias XXI
Eco-Freguesias XXI
Eco-Freguesias XXI
Eco-Freguesias XXI
  • Eco-Freguesias XXI
  • Eco-Freguesias XXI
  • Eco-Freguesias XXI
  • Eco-Freguesias XXI
  • Eco-Freguesias XXI