unnamedA Junta de Freguesia continua atenta e requer das entidades competentes a maior celeridade para salvar o Cavalete.
Neste sentido a Junta de Freguesia continuará disponível para ser parte ativa na resolução deste problema. Não seremos coniventes com esta lentidão que condenará à morte o maior símbolo de São Pedro da Cova. 
Em 2016 a Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova solicitou à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) um PARECER RELATIVO AO VALOR PATRIMONIAL E ESTADO DE CONSERVAÇÃO DO CAVALETE MINEIRO DE SÃO VICENTE DAS MINAS DE CARVÃO DE SÃO PEDRO DA COVA – GONDOMAR. Este confirmou o mau estado de conservação e a degradação avançada desta estrutura e a necessidade de tomada de medidas imediatas para a sua recuperação. Tal como refere o Parecer, se não houver uma “reabilitação a curto prazo”, o processo torna-se “irreversível”. 
Com base neste parecer a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) reuniu com as várias entidades, Câmara Municipal de Gondomar, Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Liga dos Amigos do Museu Mineiro e um dos proprietários, tendo-se decidido a elaboração da inspeção geral à estrutura do Cavalete pela FEUP.
Dois anos volvidos desde o último parecer, em que este recomendava urgência na reabilitação do Cavalete para que o mesmo tivesse salvação, a Câmara Municipal de Gondomar, face à decisão da DGPC solicitou à FEUP a elaboração de um projeto que vise a sua recuperação, no sentido de dotar o símbolo maior da exploração mineira de Gondomar com a devida dignidade.
A Junta de Freguesia vai continuar atenta a este problema e a exigir das entidades competentes maior celeridade para que seja possível Salvar o Cavalete.