Desfile museu carro eletrico 1No próximo dia 5 de maio, entre as 15h00 e as 18h00, os elétricos expostos no Museu do Carro Elétrico saem à rua com o apoio do Museu Mineiro de São Pedro da Cova e do Movimento Sénior, espaço museológico e atividade sénior geridos pela Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.  
Para assinalar o centenário da conclusão da linha para São Pedro da Cova (1918-2018), que esteve ao encargo da Companhia de Carris do Porto e que foi fundamental, na época, para estabelecer um acesso mais eficaz entre aquela localidade de tradição mineira e as redes ferroviárias da cidade e do país, os carro elétricos saem em Desfile. O tema de fundo desta iniciativa estará, por isso, relacionado com a ligação do Porto às minas de São Pedro da Cova. Mais concretamente, com o transporte de carvão entre os dois lugares, que era feito através das Zorras, os famosos carros elétricos que permitiam transportar carga e fazer trabalhos ao longo da via. Esta linha possibilitava a utilização do carvão nacional nas caldeiras da antiga Central Termoelétrica de Massarelos - atuais instalações do Museu.
Em desfile, 8 elétricos e 2 zorras seguem pela linha da marginal (a mais emblemática), iniciando-se às 15h00, como referido, no Museu do Carro Elétrico e prosseguindo pelo Infante até ao Passeio Alegre, regressando em seguida ao ponto de partida.
Ao longo do desfile, o Movimento Sénior -  Saúde e Bem-Estar da Junta da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, estará representado através dos Grupos de Música , Dança, Ginástica Ser +, Contoterapia, Trabalhos Manuais e Artes Decorativas, toda uma encenação alusiva as Minas de São Pedro da Cova. Desde Encenação Cénica, Declamação de Poesia, Danças, Músicas à Exposição de Trabalhos, será contada toda uma vivência na época em que as Minas de São Pedro da Cova laboravam, retratando assim a vida sociocultural e económica. 
O público em geral poderá viajar dentro dos elétricos históricos, mediante a compra de um bilhete, que terá o custo unitário de 5€ e que poderá ser adquirido no Museu do carro Elétrico, sendo que os funcionários da STCP e as crianças até aos 4 anos de idade estão isentos de qualquer pagamento.