fóssil pedro CorreiaCientistas da área da mineralogia, estratigrafia e paleontologia têm intensificado o estudo sobre estas realidades em São Pedro da Cova. Estes estudos têm dado origem à descoberta de fósseis que permitem a identificação de espécies animais e vegetais que existiram no planeta Terra há milhões de anos.
Exemplo disso são as descobertas feitas pelo paleontólogo Pedro Correia, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Recentemente publicou estudos científicos que comprovam a importância paleontológica das jazidas fossilíferas de São Pedro da Cova para a compreensão da biodiversidade, clima e ambientes do passado, bem como a sua evolução ao longo do tempo geológico.
Pedro Correia, que tem estudado ao longo dos últimos anos a jazida fóssil de São Pedro da Cova e onde descobriu um novo género de planta fóssil com mais de 300 milhões de anos, divulga agora a descoberta de uma nova espécie de esfenopsídeos – “um grupo de plantas articuladas da família Calamitaceae, conhecidos como ‘cavalinhas extintas”.
Consulte o artigo aqui.