20200210 142651 001A Junta da União de Freguesias de Fânzeres e de São Pedro da Cova apresentou hoje, dia 10 de fevereiro, os concursos culturais para 2020.
Na perspetiva de continuar a apostar na cultura, considerando que esta é fundamental para a emancipação do Homem, a Junta de Freguesia lançou, novamente, os quatro concursos culturais que vão decorrer durante o ano de 2020. 
É, pois, com orgulho, que vemos o crescimento dos concursos, quer em termos de qualidade, quer em número de participantes. Concursos estes que já atingiram uma dimensão nacional, alguns deles ultrapassaram as fronteiras, com trabalhos de vários países. Motivo de orgulho, ainda, pelo apoio que têm vindo a merecer por parte do comércio local, destaco aqui os patrocinadores, Papelaria da Cavada Nova, Rui Castro Team – especialista em imobiliária, Elefante Editores e Jornal Vivacidade, que pretenderam ter o seu nome associado a estes concursos.
Pretendemos, com o Concurso de Curtas Metragens, estimular o gosto pelo áudio visual, a criatividade, atrair novos públicos, públicos jovens. Queremos poder dar visibilidade ao que de bom se faz neste país, em particular, na União de Freguesias, tendo sido criado, para o efeito, um prémio específico para a melhor Curta de Fânzeres e de São Pedro da Cova. O concurso é aberto a todos os interessados, sendo o prazo de entrega até ao dia 30 de junho.
Já na parte literária, continuaremos a apostar na promoção da leitura e da escrita junto dos mais jovens, com a colaboração das escolas, através do prémio Conta-me Um Conto – 6ª edição. Destina-se a um público jovem, com frequência no ensino básico ou secundário. Os trabalhos, de tema livre, deverão ser entregues até ao dia 20 de abril. Também aqui, queremos destacar o crescimento de participantes que, naturalmente, nos encorajam a dar continuidade a todo este trabalho.
O Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres, que já vai na sua 29ª edição, também de tema livre, é uma marca identitária desta freguesia, cujo 1.º Prémio foi lançado para comemorar o primeiro aniversário da elevação de Fânzeres a Vila. Os trabalhos deverão ser entregues até ao dia 29 de maio. 
Por último, e também com uma forte marca na Vila de São Pedro da Cova, lançamos o 37.º Concurso de Quadras Populares ao São Pedro, concurso este de cariz popular, que alcançou também uma forte dimensão nacional. Este ano, como forma de incentivo à participação dos mais jovens, decidimos atribuir prémio até ao 3.º classificado, na categoria sub-18. Os interessados podem enviar os trabalhos até ao dia 29 de maio.
Todos os regulamentos dos respetivos concursos estão, a partir desta data, disponíveis no site da Junta de Freguesia.