22 maio 7622 de maio de 1975 - Centro Revolucionário Mineiro (CRM) 
Cerca de 170 anos de exploração mineira, a população de São Pedro da Cova reage e denuncia as injustiças que entendia ser alvo por parte da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova, mesmo após o encerramento da mina.
Da Escola Preparatória D. Afonso V parte, em manifestação, um grupo composto por alunos e professores, acompanhados por elementos do Grupo de Teatro Círculo e moradores do lugar do Passal, com o objetivo de ocupar a central elétrica, atual edifício dos Bombeiros Voluntários de São Pedro da Cova, onde pretendiam criar um espaço cultural, e os escritórios da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova, onde seria criado o primeiro Museu Mineiro. Entre as diversas ocupações, esse grupo passou pela Junta de Freguesia, para entregar um manifesto justificativo de tais ações, pois acreditavam que o património mineiro deveria pertencer à freguesia.
A criação do CRM foi o mote para um conjunto de ações que visavam a melhoria das condições de vida da população: atualização das reformas e pensões de invalidez dos antigos operários mineiros, a alfabetização da população, a consciencialização política e social e a preservação de elementos que permitem, hoje, o estudo da história da exploração mineira em São Pedro da Cova.
Passam, hoje, 45 anos sobre este ato histórico de São Pedro da Cova.
É neste seguimento que partilhamos um excerto de um vídeo inédito, gentilmente cedido por Luís Miranda, com imagens recolhidas entre 1975 e 1976, com a realidade de São Pedro da Cova, reuniões das associações de moradores, complexo industrial mineiro e as comemorações realizadas durante o 1.º aniversário do CRM. A música “De Mineiro a Morador”, cantada por José Mário Branco, no primeiro aniversário do CRM, foi a escolha para o sonoro deste vídeo, cedida em bobine por Rui Fonseca.