economia circular 1O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado todos os anos no dia 5 de junho. Foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução (XXVII), de 15 de Dezembro de 1972, com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo na Suécia, e cujo tema central foi o Ambiente Humano.
A Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova aproveita, neste dia, para divulgar que concorre pela 3ª vez consecutiva ao Galardão de Eco-Freguesia XXI, levado a cabo pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Este galardão pretende premiar as freguesias que demonstram motivação para a implementação de diversas ações/projetos à escala local e de preferência com carácter participado, que contribuam para a transformação com o objetivo de uma comunidade mais sustentável. Este galardão enquadra-se em todos os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030, apresentando-se como uma estratégia para incrementar a sustentabilidade local, valorizando os processos de cidadania participativa e reconhecendo as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes. Procura, através da existência de uma candidatura bienal, valorizar percursos, avaliar processos e reconhecer resultados que se materializam através da atribuição do galardão Eco-Freguesia XXI.
A Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova, galardoada com o titulo de Eco-Freguesia XXI nas duas primeiras edições, pretende revalidar a participação e melhorar a sua classificação global, sendo que para isso tem já estruturada uma série de projetos/atividades.
Projetos e atividades que passarão por dotar o nosso território de espaços de lazer e contacto com o meio ambiente.
Mais do que desejar um feliz dia do ambiente, a Junta de Freguesia deseja que coloquem em prática os princípios da economia circular e da sustentabilidade!