IMG 20200903 113321 resized 20200903 113407360A pedido da Junta de Freguesia, reunimos, hoje, na Câmara Municipal de Gondomar, para apresentação de propostas relativamente ao Parque Urbano de São Pedro da Cova.
O futuro Parque Urbano vai ser implantado junto ao Museu Mineiro, no antigo campo de futebol do São Pedro da Cova. Neste sentido, as nossas propostas, abaixo mencionadas, tiveram em atenção a história daquele local, bem como a preservação e segurança do Museu Mineiro, da Zorra e das Andorinhas:
1.º Colocação de reminiscências do campo de futebol de Vila Verde e principais acontecimentos, através da instalação de uma das portas de entrada do campo, bem como fotografias das equipas de futebol do São Pedro da Cova e acontecimentos como a realização de um plenário com cerca de 2000 pessoas que deu força à criação do Centro Revolucionário Mineiro (CRM) – 2 de junho de 1975.
2.º Construção de um parque infantil, reivindicação há muito sentida pela população de São Pedro da Cova. A opção deveria ter em conta algo temático, ou seja, a estrutura do parque infantil deveria ser pensada tendo em conta a história mineira desta Vila. Exemplo disso: uma estrutura que simule uma galeria ou Cavalete e que dela emane o equipamento de recreio, tal como escorrega, baloiço, redes, escalada, etc…
3.º Construção de um ringue que, em espaços como este, seria uma forma de convidar a população, nomeadamente a população mais jovem, na prática de desportos coletivos ao ar livre, realçando o passado desportivo daquele local, bem como a realização das marchas populares.
4.º Integração no espaço de um pegão do cabo – aéreo, responsável pelo transporte de carvão desde a boca da mina de São Pedro da Cova até estação de comboios de Rio Tinto e para o Monte Aventino, na cidade do Porto, por meio de cestas.
5.º Ligação do Parque Urbano de São Pedro da Cova à zona onde estão a ser retirados os resíduos perigosos de São Pedro da Cova
Na “Memória Descritiva e Justificativa do Projeto do Parque Urbano de S. Pedro da Cova” é referida a integração da Casa da Malta Museu Mineiro São Pedro da Cova no recinto do Parque, justificada como “uma extensão ao ar livre do Museu Mineiro” e “por outro lado, a presença do Museu constitui para os utentes do Parque um momento de aproximação e descoberta da história de São Pedro da Cova e de um dos pontos de interesse mineiro e geológico do norte de Portugal”. Perante o exposto, a proposta para que a sinergia entre os dois espaços funcione é o derrube do muro de delimitação, o que coloca a descoberto algumas questões relativas à segurança, quer do edifício, quer da Zorra e das “Andorinhas”.
Neste sentido, também, apresentamos algumas medidas de salvaguarda e preservação da Zorra, através de uma cobertura; Limitação do espaço e restauro das “Andorinhas”; Benfeitorias do Museu Mineiro, de forma a possibilitar melhores condições para a conservação da sua coleção e para os visitantes, nomeadamente o revestimento exterior das fachadas que permita o isolamento térmico, bem com a renovação de todos os vãos. Neste último caso, ao isolamento térmico, acrescentamos o aumento de segurança do edifício, com janelas e portas consistentes e preparadas contra possível vandalismo.
Dizer por fim que, estamos disponíveis para o diálogo necessário, para serem encontradas as melhores opções para este Parque Urbano, que tão importante é para as gentes de São Pedro da Cova, em particular, como de uma forma geral para o concelho de Gondomar.