Decorreu dia 18 de outubro, a Cerimónia de lançamento da obra de Lígia Silva, jovem Gondomarense, vencedora da 29ª edição do Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres, “ama-me devagar mas com urgência", na emblemática Casa de Montezelo.

Foi com muito prazer que a Junta de Freguesia lançou, publicamente, a obra de Lígia Silva, premiada na 29ª edição do Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres. Acreditamos que este prémio contribui para descobrir novos poetas e que afirma a freguesia a nível nacional, numa altura em que a cultura está paralisada. Agradecemos a participação de todos os concorrentes, ao júri do Concurso, Dr. José Nunes Carneiro, Dr. Francisco Duarte Mangas e Dr. Arnaldo José Araújo, pelo prestimoso trabalho. Agradecemos ainda à Elefante Editores pelo apoio que este Prémio tem merecido.

Destacamos aqui algumas das palavras proferidas pelo Dr. Francisco Duarte Mangas, referindo uma vez mais, que o júri não teve dúvidas na escolha da vencedora e que a Lígia será uma grande poetisa.

A Cerimónia contou com alguns excertos da obra premiada, declamados por Cidália Santos, que mais uma vez nos encantou pela forma como nos transmite a poesia, intercalados com a atuação de José Alves, que nos presenteou com trechos em flauta transversal, a quem deixamos, uma vez mais, os nossos sinceros agradecimentos. Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todas as entidades que se fizeram representar, bem como ao público em geral.

O livro poderá ser adquirido na Junta de Freguesia ou nas lojas Wook.

E porque a nossa poetisa nos encantou com as suas palavras, queremos partilhar o seu testemunho com todos aqueles que não tiveram oportunidade de estar presente: "O tempo transforma tudo em outra coisa. O difícil é esperar a passagem do tempo. Ter a sabedoria, a maturidade e a serenidade que só esse mesmo tempo nos traz. Há dias em que só escrever me salva. São demasiadas horas, demasiadas palavras por entregar. Demasiados sentimentos por mostrar. E apenas uma pessoa para o receber. É um peso meu que preciso com urgência dividir. E, pelo termo que usei, peso, não o entendam como algo negativo. Como se eu não gostasse de derramar todo o meu sangue numa folha em branco. Como se eu não gostasse de abrir todas as minhas entranhas para a poesia e sentir todas as minhas feridas, cicatrizarem, uma por uma, naquele que, por breves segundos, é apenas um pedaço de papel.

Quando estou, como vocês estão hoje, sentada numa cadeira, diante de algumas pessoas, das quais, na maior parte das vezes, apenas sei o seu nome, eu espero ouvir alguma coisa que transforme o meu dia. Que me faça pensar e até que me faça duvidar. Que mova tudo o que eu dava como certo e que desoriente todos os pontos cardiais da minha bússola. Eu espero aprender, ouvir o que ainda ninguém me disse e colocar mais um tijolo na construção do meu ser.

Queria neste momento construir um castelo dentro de cada um de vocês, dizer-vos o que ainda ninguém vos disse e mostrar-vos que talvez o norte seja mais próximo do sul do que aquilo que nos ensinam, mas temo que os meus tenros trinta e quatro anos não mo permitam. Então vou dizer aquilo que se calhar todos vocês já ouviram e aprenderam, mas, talvez hoje, o escutem de maneira diferente.

Vou citar uma frase do poema Tabacaria do Álvaro de Campos que, como todos vocês sabem, é um dos pseudónimos daquele que, para mim, é o maior génio da literatura, o Fernando Pessoa. “Serei sempre o que esperou que lhe abrissem a porta, ao pé de uma parede sem porta”. Se me pedirem uma frase que me defina, eu digo esta, sem hesitar. Acredito que o impossível está à distância de uma atitude. De uma persistência coerente e entusiasta. E é fundamental acreditar. Porque, para mim, se é possível dentro da minha imaginação, também o será fora dela.

Tem sido mais difícil do que fácil. A casa às vezes parece um lugar muito distante. Um ponto brilhante ao fundo do caminho. Às vezes o caminho parece tenebroso, uma curva apertada e coberta de fumo. Às vezes vou sozinha nesse caminho. Muitas vezes vou sozinha nesse caminho. E foi nessa solidão que fui presenteada com as melhores companhias. Há pessoas que são luz e energia; que são pele, amor, entrega, bondade… e inspiram-me a ser uma pessoa melhor. A querer evoluir, sendo sempre quem sou. Porque isso é o mais importante, ser quem sou e vivê-lo em plenitude. Mesmo quando não sou entendida. Mesmo quando não pertenço às massas. Pois tenho de pertencer a mim. Só assim poderei ser feliz.

Só assim consegui estar aqui, a vencer um prémio por escrever aquilo que sou e aquilo que sinto. Pertenço a uma época à qual não me adapto. Pertenço a um mundo que condena o desconhecido. Que te condena por seres diferente. Um mundo doente. Um mundo carente. Carente de amor. Só o amor salva, mas a maior parte das pessoas ainda não percebeu isso. As pessoas têm medo quando lhes alteram as contas. Quando, no amor, um mais um, passa a ser um. Quando dois menos um, passa a ser zero. Quando precisas de ser muito forte para do zero, voltar a ser um. É importante transformar tudo em outra coisa. Eu transformo em poesia."

Lançamento do Livro de Lígia Silva
Lançamento do Livro de Lígia Silva
Lançamento do Livro de Lígia Silva
Lançamento do Livro de Lígia Silva
Lançamento do Livro de Lígia Silva
Lançamento do Livro de Lígia Silva
Lançamento do Livro de Lígia Silva
Lançamento do Livro de Lígia Silva
Lançamento do Livro de Lígia Silva
  • Lançamento do Livro de Lígia Silva
  • Lançamento do Livro de Lígia Silva
  • Lançamento do Livro de Lígia Silva
  • Lançamento do Livro de Lígia Silva
  • Lançamento do Livro de Lígia Silva
  • Lançamento do Livro de Lígia Silva
  • Lançamento do Livro de Lígia Silva
  • Lançamento do Livro de Lígia Silva
  • Lançamento do Livro de Lígia Silva