visita 300x201A Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova foi hoje, 18 de outubro, recebida na CCDR-N pelo Eng. Ricardo Magalhães, Vice-presidente, e pela Dra. Paula Pinto, do secretariado da Direção de Serviços de Ambiente, a propósito do processo de remoção dos resíduos perigosos de São Pedro da Cova.
Na reunião, a pedido da Junta de Freguesia, o presidente da autarquia, Daniel Vieira, apresentou diversas preocupações quanto à remoção da totalidade dos resíduos perigosos, designadamente no que refere ao apuramento da quantidade exata de resíduos ainda existente no local. Demonstrou ainda preocupações quanto à necessidade de se conhecer os resultados da monitorização das águas subterrâneas, tal como tinha sido prometido por diversas entidades e organismos sob a tutela do Ministério do Ambiente.
Lembramos que esta reunião, tal como outras diligências efetuadas pela Junta de Freguesia, foi solicitada pelo facto da Junta de Freguesia considerar que existem contradições na informação pública sobre o processo de remoção destes resíduos, bem como a necessidade de se avançar urgentemente com a resolução efetiva deste problema.
A CCDR-N informou esta Junta de Freguesia que este é um assunto prioritário, que o processo não está parado e que até ao final do ano serão conhecidos novos desenvolvimentos.
A Junta de Freguesia reafirma a sua determinação na luta pela total remoção dos resíduos perigosos e pela requalificação da área afetada, sendo que desenvolverá nos próximos dias novas ações com vista à resolução deste grande problema ambiental.