visita 300x201Face à notícia hoje publicada (Jornal de notícias) sobre as declarações do Ministro do Ambiente a propósito do processo de remoção dos resíduos perigosos de S. Pedro da Cova, a Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova torna pública a seguinte posição:
1.Não podemos deixar de registar as contradições entre as declarações dos responsáveis da CCDR-N proferidas no passado dia 18 de outubro e as declarações do Sr. Ministro do Ambiente hoje publicadas. Se a CCDR-N emitiu uma mensagem positiva e de esperança para a resolução do problema – ainda que se referisse ao apuramento exato dos resíduos existentes no local – as declarações do Ministro do Ambiente são preocupantes e alarmantes.
2. É inaceitável que só agora, aproximadamente 1 ano e meio após a “conclusão” daquela que tem vindo a ser caracterizada como a primeira fase da remoção dos resíduos perigosos, se conheça o ponto da situação da parte do Ministério do Ambiente; lembramos que, a 11 de dezembro de 2015, foi assumido o compromisso - por parte do atual Ministério do Ambiente - de em Janeiro deste ano se conhecer os resultados das avaliações às quantidades de resíduos ainda existentes no local.
3.Não podemos deixar de lembrar que, a 24 de setembro de 2015, numa entrevista ao jornal local Vivacidade, o então candidato António Costa assumia a remoção dos resíduos perigosos como um dos seus compromissos.
A Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova enviará hoje mesmo um novo pedido de audiência ao Sr. Ministro do Ambiente e exigirá uma posição da Comissão Parlamentar do Ambiente e de todos os Grupos Parlamentares.
A Junta de Freguesia reafirma o seu compromisso de tudo fazer para a resolução definita deste grave problema, apelando à intervenção das forças vivas e à mobilização da população.
A Junta de Freguesia exige ainda o apuramento das responsabilidades, quer pela deposição destes resíduos quer pelos erros ocorridos no processo que levou ao início da sua remoção.