cavaleteFoi há 80 anos!
A 1 de janeiro de 1937, o Cavalete do Poço de São Vicente passa a funcionar a 100%.
Em 1921 é aberto o poço de São Vicente, nas Minas de Carvão de São Pedro da Cova, sobre o qual foi construído um cavalete em madeira. Poucos anos depois, este cavalete é substituído por um outro em betão armado. Esta medida justifica-se devido às condições de conservação do cavalete de madeira, bem como à necessidade de aumentar a extração de carvão.
Assim, entre 1934 e 1939 o complexo industrial mineiro de São Pedro da Cova sofre significativas remodelações, das quais se destaca o Cavalete em betão armado do Poço de São Vicente.
Desde o encerramento das minas de carvão, no limiar da década de 70 do século passado, têm surgido diversas vozes e movimentos no sentido da preservação do cavalete, hoje logotipo do Departamento de Minas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e um dos símbolos mais representativos da atividade mineira em S. Pedro da Cova.Está classificado desde 19 de março de 2010 como Monumento de Interesse Público. Em abril de 2016, depois de solicitado pela Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, o Cavalete do Poço de São Vicente foi alvo de análise pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que emite um PARECER que atesta a necessidade urgente de medidas de conservação.80 anos depois, este Cavalete continua a ser um marco da História, não só local mas também nacional.A Junta de Freguesia, em colaboração com outras entidades e personalidades, apresentará em breve um calendário de acções e iniciativas com o objectivo de comemorar os 80 anos deste monumento e alertar para a necessidade da sua preservação.Vamos preservar a nossa História!