residuosperigososResíduos Perigosos S. Pedro da Cova
Em 2012, quando a Junta de Freguesia tornou público a sua intenção de se constituir como Assistente no âmbito do processo crime referente à deposição dos resíduos perigosos nas escombreiras das antigas minas de carvão de  S. Pedro da Cova, tinha um objetivo claro: intervir judicialmente no processo, acompanhar o desenvolvimento do mesmo e não desperdiçar nenhum direito da freguesia e da população em resultado deste grave crime ambiental. 

Quando fomos recentemente notificados, enquanto Assistentes no processo, pelo DIAP de Gondomar da Acusação do Ministério Público, decidimos agir em conformidade com os compromissos anteriormente assumidos.
Neste sentido, vimos pelo presente informar que hoje mesmo enviaremos ao Tribunal um Pedido de Indemnização Civil, garantindo uma compensação da população e da freguesia pelos danos irreparáveis causados pela deposição dos resíduos.
Amanhã, pelas 9h, entregaremos formalmente no respetivo Tribunal de Gondomar da Comarca do Porto a documentação referente a esse pedido, pelo que na ocasião divulgaremos mais detalhes da intervenção judicial da Junta de Freguesia.