A pedido da Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova, foi este executivo recebido pelo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Prof. Dr. Fernando Freire de Sousa, pela jurista, Dr.ª Natália Gravato e pela diretora dos serviços do ambiente, Dr.ª Paula Pinto, no sentido de se obter o ponto da situação do processo da 2.ª fase de remoção dos resíduos perigosos depositados na freguesia de São Pedro da Cova.
Sobre este assunto, o Sr. Presidente da CCDR-N informou que o Concurso Público Internacional decorreu dentro da normalidade, até à adjudicação ao concorrente vencedor (Ecodeal). No entanto, no ato de adjudicação foi instaurado um processo judicial de impugnação pré contratual, que implica o adiamento do início da remoção.
O Presidente da CCDR-N, acrescentou ainda, que até ao próximo dia 6 de julho, será solicitado, junto do juiz, e a pedido do Sr. Ministro do Ambiente, Engenheiro Matos Fernandes,  o interesse público desta matéria, que mediante a respetiva aprovação, poderá permitir o início do processo da retirada  dos resíduos, permanecendo esta ação em tribunal.
A Junta de Freguesia continuará atenta e ativa, com vista à definitiva remoção dos resíduos.