Informao 2À semelhança de outras freguesias de concelhos vizinhos, a Junta de Freguesia de Fânzeres e de São Pedro da Cova entendeu que estavam criadas as condições para se proceder à abertura dos Cemitérios da Freguesia, com a aplicação de um conjunto de regras, no quadro da legislação em vigor. Entendemos que esta era uma solução equilibrada e que até resolveria as contradições que se verificam aquando dos funerais.

A Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova comunicou esta intenção, no passado dia 18 de fevereiro, a outras Juntas de Freguesia do Concelho, recebendo de algumas o seu acordo, tendo apenas o Sr. Presidente da Câmara de Gondomar manifestado discordância.

No final da tarde de domingo, as forças de segurança contactaram o presidente da Junta no sentido de que que teriam de proceder à autuação das pessoas que se deslocassem aos espaços cemiteriais.

Neste sentido, e após consideração das várias possibilidades, entendemos que a melhor forma de defender os interesses da população é não proceder de imediato à abertura dos cemitérios.

Não deixaremos de manifestar a nossa discordância às autoridades e de agir com o objetivo de esclarecer as razões de utilização de critérios distintos nos diferentes concelhos do país.
A todos agradecemos a compreensão pelo sucedido.

Fânzeres e São pedro da Cova, 21 de fevereiro de 2021

O Presidente da Junta
Pedro Miguel Vieira