noticia aej lancamentoEm 2022 assinala-se o Ano Europeu da Juventude (AEJ) que procura colocar em evidência a importância da Juventude Europeia na construção de um futuro melhor - mais ecológico, mais inclusivo e mais digital.
Em Portugal, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), coordenador nacional, em cooperação com as entidades do Comité Diretor do Ano Europeu da Juventude, pretendem conferir-lhe uma dimensão participativa, multiplicadora, facilitadora do acesso ao conhecimento e de reconhecimento pelas abordagens desenvolvidas com e pela Juventude.
Neste contexto, foi criado o Prémio “Criarte AEJ 2022”, de âmbito regional, que tem como objetivo promover e estimular a criatividade para mensagens sobre o Ano Europeu da Juventude – e respetivas prioridades e objetivos – através das «Artes», premiando e garantindo a visibilidade das obras mais inovadoras e criativas.A título exemplificativo podem ser abordados temas relacionados com: valores europeus; solidariedade com a Ucrânia; Juventude e o Mundo; saúde, bem-estar e desporto; clima e ambiente; educação e formação; cultura; emprego; digital; investigação e inovação; inclusão e igualdade, entre outros que se considerem relevantes para os objetivos do AEJ 2022.
Está prevista a atribuição de 14 prémios (dois por cada região de Portugal, considerando os escalões etários 12-17 e 18-25) com o valor monetário por prémio de 400€ + Voucher Pousadas de Juventude para 2 pessoas.
O regulamento do prémio “Criarte AEJ 2022” pode ser consultado no site oficial do AEJ 2022 (anoeuropeujuventude.ipdj.gov.pt).
A apresentação de candidaturas encontra-se aberta até 30 de novembro.
Neste contexto, gostaria de a/o convidar à disseminação do AEJ 2022 e do prémio “Criarte AEJ 2022” pela rede de docentes e estudantes da sua instituição, procurando incentivar os nossos jovens criadores à apresentação de candidaturas.Certo da vossa boa cooperação na promoção do Ano Europeu da Juventude entre a vossa comunidade, apresento os meus votos da maior estima e consideração.