SantaBárbara 2021 Capa c

 

O mês de dezembro traz à memória mineira Santa Bárbara!
Quando o alento dos mineiros para suportar o trabalho nas profundezas era pequeno, certamente que Santa Bárbara foi um dos seus amparos, como sua protetora!
Assim, a Junta das Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova disponibiliza, ao longo do mês de dezembro, algumas atividades associadas a Santa Bárbara, protetora dos mineiros, como forma de perpetuar a memória para a extensão da identidade mineira de São Pedro da Cova.




 SantaBárbara 2021 uv“Ajoelhados a Teus Pés Imploramos a Tua Proteção. Devoção a Santa Bárbara nas Minas de São Pedro da Cova” - Exposição temporária
18 de dezembro a 18 de fevereiro de 2022
Museu Mineiro de São Pedro da Cova

Com a finalidade de salvaguarda da memória mineira, a valorização do património industrial e a reverência da Sua imagem transcendental na vila, inaugura a 18 de dezembro, pelas 10h30, no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, a exposição temporária “Ajoelhados a teus pés imploramos a tua proteção. Devoção a Santa Bárbara nas Minas de São Pedro da Cova”.

A exposição é da autoria de Hélia Luís Gama, licenciada em História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e mestranda em História da Arte, Património e Cultura Visual, na mesma instituição e que se encontra a realizar estágio no Museu Mineiro de São Pedro da Cova.


 

 

 

  

ContraPó W“CONTRA O PÓ”
Filme / documentário, de Clara Borde de Castro
11 de dezembro | 16h30
Museu Mineiro de São Pedro da Cova

50 anos após o encerramento da mina, Aurora, Maria Adelaide e sua filha Jerónima, Ana e Maria Emília relembram a sua vida enquanto jovens, em São Pedro da Cova, onde o trabalho do carvão é o pano de fundo de uma época marcada pela ditadura de Salazar e as dificuldades económicas. Entre momentos memoráveis e de fraternidade, acrescidos de grandes dificuldades, estas testemunhas fazem-nos mergulhar no quotidiano fora do vulgar das mulheres que trabalharam sem descanso e com tão pouca gratidão nas minas de carvão.


 

 

 

 

 

SantaBárbara 2021 Procissão

Procissão de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros
4 de dezembro | 20h00
Igreja matriz de São Pedro da Cova

Procissão recuperada pelos moradores dos Lugares de Vale Souto e Aldeia, cuidadores da imagem de Santa Bárbara, adquirida em 1958, para ser colocada num altar subterrâneo nas minas de carvão de São Pedro da Cova.
A procissão, sendo noturna, apela-se à utilização dos gasómetros.