Atividades Realizadas no Museu Mineiro

As atividades já realizadas durante este mandato na Autarquia e na Biblioteca poderão ser consultadas nos respetivos menus.

25abril 2019 MariaLamas Exposição e Debate
Museu Mineiro de São Pedro da Cova
30 de abril | 21h30
Nos finais da década de 40 do século XX, Maria Lamas percorre o país com o objetivo de registar as condições da mulher, num Portugal dominado pelo regime fascista.Um dos locais visitados por Maria Lamas foi São Pedro da Cova, onde a indústria mineira de carvão empregava um elevado número de mulheres nos mais variados serviços. Este registo permanece transcrito na sua obra "As Mulheres do Meu País".
Para relembrar e discutir o papel de Maria Lamas no pré e pós 25 de abril, a Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova apresenta, no Museu Mineiro, uma exposição, patente até ao dia 6 de julho e uma palestra sobre a vida e obra de Maria Lamas. A iniciativa, inserida na programação do 25 de abril desta Junta de Freguesias, realiza-se a 30 de abril, pelas 21h30, com a presença de Luís Humberto Marcos, director do Museu Nacional da Imprensa e de Manuela Silva da Direção Nacional do Movimento Democrático das Mulheres.

OficinasPascoasite 2019Durante a interrupção letiva da Páscoa, a Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promoveu, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, as Oficinas na Páscoa, destinadas a crianças dos 6 aos 12 anos. Estas atividades decorreram de 8 a 18 de abril, das 14h00 às 17h00.
As inscrições são limitadas e gratuitas, mas obrigatórias através dos contactos: Biblioteca: 935 663 999 ou biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt e Museu Mineiro: 935 663 998 ou museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt.

Museu TapadaOuteiro CartazTapada do Outeiro - um património - uma memória
Museu Mineiro | 7 de dezembro | 21h30
Localizada na margem direita do rio Douro, na vila de Medas, encontra-se a Central Termoelétrica da Tapada do Outeiro.
Esta Central, projeto do arquiteto José Carlos Loureiro, queimava carvões da Bacia Carbonífera do Douro, nomeadamente antracites das Minas de São Pedro da Cova e do Pejão. Começa a ser construída em 1955, entrando em funcionamento em 1959.
Na memória ainda viva nas populações está a imagem de um teleférico que fazia o transportes do carvão desde a duas explorações mineiras de carvão (São Pedro da Cova e Pejão) até à Central. Esta imagem resume-se a cestas carregadas de carvão que passavam bem alto, por cima de estradas e casas.
Tendo grande impacto económico a nível regional, atraindo investimento e população, acaba depois por evoluir para a queima mista (carvão e fuelóleo) e em 1994 é desactivada.
É sobre este importante símbolo de arquitetura industrial moderna que recai o documentário de Sérgio Torres, foi apresentado no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, no dia 7 de dezembro, pelas 21h30.
Entrada é livre.

OficinasVerão 2018 v1Oficinas de Verão promovidas pela Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.
As Oficinas realizaram-se na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, de 2 a 27 de julho, entre as 14h00 e as 17h00, para crianças dos 6 aos 12 anos.
Na Biblioteca, teve como base a exposição "O brinquedo de outros tempos", as crianças puderam reciclar, recriar e transformar para poder brincar. 
Aprender com a reutilização de materiais recicláveis a possibilidade de poder construir brinquedos e ao mesmo tempo, de uma forma natural, aprender a ser cuidadoso e zeloso com o meio ambiente.
No Museu foram recriadas, através de atividades lúdico pedagógicas, os desportos e as ações culturais da Associação Desportiva e Recreativa do Pessoal das Minas.
As inscrições são limitadas e gratuitas, efetuadas através dos emails: biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.ptmuseu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt ou por contacto telefónico 935 663 999, 935 663 998.

25abril 2018 Britadeiras8 de abril | 16h00 | Museu Mineiro de São Pedro da Cova
Debate: “Imaginário Coletivo das Britadeiras: Determinação, Resistência, Emancipação” com a presença de Márcia Oliveira do MDM e com testemunhos de Britadeiras da Mina de Carvão de São Pedro da Cova
Inauguração da exposição de fotografias “Criar, Trabalhar, Valorizar - As mulheres contribuem para o desenvolvimento do país”

OficinasPascoa2018Durante a interrupção letiva da Páscoa, a Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promove, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, as Oficinas na Páscoa, destinadas a crianças dos 6 aos 12 anos. Estas atividades decorrem de 26 a 29 de março e de 3 a 6 de abril, das 14h00 às 17h00.
Na Biblioteca a oficina de Páscoa terá 3 temas principais; a Páscoa, a primavera e a poesia que serão trabalhados através da música, artes gráficas e pequenas improvisações de textos, formas, cores e materiais.
Já no Museu Mineiro, o tema central serão algumas personalidades históricas, como são exemplo: D. Afonso Henriques, engenheiro Farinas de Almeida, José Bonifácio de Andrade e Silva, entre outras.
As inscrições são limitadas e gratuitas, mas obrigatórias através dos contactos: Biblioteca: 935 663 999 ou biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt e Museu Mineiro: 935 663 998 ou museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt.

UmaVidaUmSorriso1“Uma vida, um sorriso” - Um olhar sobre as raízes de Virgínia Moura
de Fátima Silva
Apresentação do Livro
10 de novembro | 17h00 | Museu Mineiro de São Pedro da Cova
Momento Musical - Escola de Música da Associação Leões do Ramalho

Museu SousaInserida na margem do rio Sousa surge a Central de Captação do Sousa, um exemplo único de arqueologia industrial que se encontra abandonado, apesar de classificado como Monumento de Interesse Público.
Construída para captação, elevação, transporte e distribuição domiciliária à Cidade do Porto da água dos Rios Sousa e Ferreira, entra em funcionamento em 1 de Janeiro de 1887 e é desativada no ano de 1985 após a Central Elevatória de Lever a ter substituído.
Para sensibilizar, proteger, preservar e salvaguardar o rio Sousa e Ferreira e zonas envolventes surge a Associação de Protecção dos Rios Sousa e Ferreira (APRISOF), sendo seu objetivo contrariar a situação de destruição deste património material, mas também imaterial.
Uma forma de o fazerem é através da constituição de uma exposição itinerante composta por 40 fotografias a preto e branco, cedidas por vários autores, e que se reportam às diferentes épocas das zonas envolventes aos rios Sousa e Ferreira, das paisagens naturais dos rios e do património construído.
É esta exposição esteve patente até ao passado dia 1 de setembro, no Museu Mineiro de São Pedro da Cova.
A entrada é livre. Visite-a.

Encontra teCom Cuba 2No dia 24 de fevereiro, pelas 21h30, no Museu Mineiro de São Pedro da Cova decorreu mais um Encontra-te com… Desta vez trouxemos a São Pedro da Cova a Srª. Embaixadora da República de Cuba em Portugal, Mercedes Martinez, que abordou o tema “Cuba no século XXI: exemplo, inspiração, futuro”. De salientar ainda a presença da associação “Porto Com Cuba”.

Trabalhadores SPedro 2018Encontro de Antigos Trabalhadores da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova
Auditório da Junta de Freguesia
24 de março |15h00

Pelo 4.º ano consecutivo a Junta das Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova promoveu, no passado dia 24 de março, a partir das 15h00, no auditório da Junta de Freguesia em São Pedro da Cova, o Encontro dos Antigos Trabalhadores da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova.

25abril 2019 MariaLamas ExpoExposição 
Museu Mineiro de São Pedro da Cova
30 de abril até 6 de julho
Nos finais da década de 40 do século XX, Maria Lamas percorre o país com o objetivo de registar as condições da mulher, num Portugal dominado pelo regime fascista.Um dos locais visitados por Maria Lamas foi São Pedro da Cova, onde a indústria mineira de carvão empregava um elevado número de mulheres nos mais variados serviços. Este registo permanece transcrito na sua obra "As Mulheres do Meu País".

Natal 2017OficinasCom o aproximar da época natalícia, a Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova organizou de 18 a 22 de dezembro, o que já se tornou uma tradição: as Oficinas de Natal.
Estas oficinas destinam-se a crianças dos 6 aos 12 anos e realizam-se em simultâneo na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, trabalhado este periodo mágico com as crianças.
Como habitualmente, estas oficinas são gratuitas, mas com inscrições limitadas e obrigatórias. Assim, todos os  interessados contactaram os respetivos espaços culturais para obter mais informações, através dos nºs. 935 663 999 ou 935 663 998 ou através dos emails: biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt ou museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt.

OficinasDeVerão2017De 3 a 28 de julho decorreram as Oficinas de Verão, promovidas pela União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.
As Oficinas realizaram-se no Edifício da Junta de Freguesia em Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, entre as 14h00 e as 17h00, para crianças dos 6 aos 12 anos.

25abril2017 oficinassiteAproveitando mais uma interrupção letiva, a Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova promove atividades destinadas aos mais novos. Assim, nos dias 6, 7 e de 10  a 13 de abril, entre as 14h00 e as 17h0, realizaram-se as Oficinas da Liberdade, para crianças entre os 6 e os 12 anos.
Estas Oficinas são gratuitas, mas limitadas. Inscrições através dos seguintes contactos:
Biblioteca de Fânzeres - 935663999; biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt ou Museu Mineiro de São Pedro da Cova - 935663998; museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt

QuandoPortugalArdeusiteNo dia 26 de maio, pelas 21h30, no Museu Mineiro, realizou-se mais um “Encontra-te com…”.
Depois de termos recebido, ainda este ano, Ilda Figueiredo e Isabel Santos, recebemos agora Miguel Carvalho autor do livro “Quando Portugal Ardeu”, uma investigação jornalística que conta histórias da contrarevolução, num período em que Portugal esteve à beira da guerra civil.
Este “Encontra-te com…” realizou-se perto de uma data simbólica para a Vila de São Pedro da Cova: o 22 de maio de 1975, aquando a ocupação dos escritórios da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova, pela População local, em pleno Verão Quente.   

Lesleya iberiensis 1No dia 28 de janeiro, (sábado), pelas 16h00, realizou-se no Museu Mineiro de São Pedro da Cova uma palestra, com o investigador Pedro Correia, sobre a enigmática flora e fauna fóssil da Bacia Carbonífera do Douro. Foram apresentados, entre outros, os fragmentos de rocha fossilífera encontrados em São Pedro da Cova. Estes fragmentos juntos indicam uma folha de planta do género Lesleya. Esta descoberta é mais uma prova de que a América do Norte e a Península Ibérica já estiveram unidas.
Este e outros fósseis que mostram-nos as plantas e os animais que habitavam o nosso planeta há 300 milhões de anos. 

Natal oficinas 2016siteBiblioteca de Fânzeres e Museu Mineiro de São Pedro da Cova
19 a 23 de dezembro de 2016 | 14h00 às 17h00
Com o aproximar da época natalícia, a Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova organizou as Oficinas de Natal, destinadas a crianças dos 6 aos 12 anos, que se realizaram no Museu Mineiro de São Pedro da Cova e na Biblioteca de Fânzeres.
Como habitual, estas oficinas são gratuitas, mas com inscrições limitadas e obrigatórias. Os interessados contactaram os respetivos espaços culturais para mais informações, através dos nºs. 935 663 998 ou 935 663 999 ou através dos emails: biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt ou museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt.  

Ilda Isabel 1Encontra-te com… está de regresso ao Museu Mineiro
No dia 13 de janeiro, pelas 21h30, realizou-se mais um Encontra-te com…, desta vez com duas figuras nacionais ligadas à luta pelos direitos do Homem: Ilda Figueiredo, Presidente da Direção Nacional do Conselho Português para a Paz e a Cooperação e Isabel Santos, Presidente da Comissão de Democracia, Direitos Humanos e Questões Humanitárias da Assembleia Parlamentar da OSCE.
Partindo da crise vivida pelos refugiados que se dirigem para a Europa, oriundos sobretudo do Médio Oriente e África, fugidos da guerra, da fome e da violência, este Encontro debateu duas questões centrais: a Paz e as Questões Humanitárias.
Assim, as convidadas Ilda Figueiredo e Isabel Santos lançaram à discussão “A Luta pela Paz: Liberdade e Democracia” e “Refugiados: Respostas Humanizadas”, respetivamente.
Este Encontro é uma espécie de conversa aberta entre convidadas e o público presente, logo, contamos com a sua presença.

cartaz evento inauguração v2Após dois anos de trabalho intenso na recolha de desenhos, fotografias e informações sobre a Zorra, foi lançado o projeto de restauro da Zorra n.º 53, instalada no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, tutelado pela Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.
A recolha de fundos para a concretização deste projeto teve a colaboração de várias entidades e pessoas a título individual, que contribuíram quer com donativos, quer participando nos vários eventos promovidos pela Liga de Amigos do Museu Mineiro de São Pedro da Cova.
O restauro da Zorra n.º 53 iniciou-se no passado mês de junho e terminará ainda no mês de novembro.

OficinasDeVerão1 2016De 4 a 29 de julho decorreram as Oficinas de Verão, promovidas pela União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.
A exemplo dos anos anteriores, estas Oficinas realizaram-se na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, entre as 14h00 e as 17h00, para crianças dos 6 aos 12 anos.
As inscrições limitadas e gratuitas e foram efetuadas através dos emails:biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.ptmuseu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt ou por contacto telefónico 935 663 999, 935 663 998, para garantir a inscrição dos mais novos durante este período de férias letivas.