Tiago 202124 de julho | Igreja de Fânzeres | 21h00
Concerto: Coro Feminino do Conservatório de Música de Paredes

25 de julho |11h00
Missa Solene

Conto 2021 entregandConta-me Um Conto - Entrega de Prémios
22 de julho | 17h45 | Salão Nobre da Junta de Freguesia de Fânzeres

WorkshopMúsica Conjunto A3A Junta da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova arrancou no passado fim de semana (12 e 13 de junho) com vários workshops interativos de música instrumental.
Estes Workshops realizam-se: 
Em Fânzeres, no Largo Júlio Dinis, aos sábados, às 16h00. 
Em São Pedro da Cova, aos domingos, no Largo da Feira de Vila Verde, às 10h00.
Ao longo destes Workshops iremos contar com a presença de vários convidados.   
Pretendemos com este workshop proporcionar a oportunidade, a quem tenha curiosidade e gosto pela música, experências com novas sonoridades em grupo. Os interessados poderão trazer os seus próprios instrumentos ou utilizar os que estão disponíveis. Esperamos por si!

Quadras 2021 EntregaEntrega de Prémios
3 de julho | 15h30
Auditório da Junta de Freguesia em São Pedro da Cova

Srª Auxiliadora3 de julho | Igreja de Fânzeres | 21h00
Concerto: José Duarte Freitas (piano)
Recital: Mariana Lopes (violino), Nadiia Kolesnyk (piano), 
Recital: Susana Vieira (soprano), Pedro Oliveira Lopes (piano)

4 de julho | Capela Santa Bárbara | 11h00
Missa Solene

Festas ao S. Pedro e S. Paulo2 de julho | Igreja Matriz | 21h30
Os Petrus - Pueri Cantores de São Pedro da Cova
Coro Unidos em Gratidão e Ânimo
Três e Tal

CurtasMetragens 2021A Junta das freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova lançou o 6.º Concurso de Curtas Metragens.
A forte participação nas anteriores edições leva-nos a dar continuidade ao Concurso de Curtas-Metragens, iniciativa que visa promover a criatividade e gosto pela criação audiovisual, quer individualmente quer através do movimento associativo.
Queremos ainda com este concurso descobrir novos valores, encorajar a produção de vídeos; dar também oportunidade aos mais jovens nesta área, através da participação de escolas de formação nacionais; atrair a participação de jovens de outros países; estimular a participação de jovens criadores e produtores locais, com destaque para as Associações desta União de Freguesias, que serão distinguidas através da atribuição de um prémio pela sua participação.
Todos os trabalhos devem ser enviados até 30 de junho de 2021.
Poderá consultar aqui o Regulamento e a ficha de participação, que deverá enviar em simultâneo com o trabalho.
Este Concurso tem o apoio de Rui Castro Team.

Bienal 33.ª Bienal de Arte da Vila de Fânzeres - Fotografia - Património
A Argo - Associação Artística de Gondomar e a Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova decidiram, a exemplo de anos anteriores, promover mais uma Bienal de Arte.
Este ano, a 3.ª Bienal de Arte realiza um concurso de fotografia, cujo tema será Património, aberto a todos os profissionais ou  amadores da modalidade, de qualquer  nacionalidade.
Os interessados poderão aceder ao Regulamento e Ficha de Inscrição, e enviar os respetivos trabalhos até 25 de junho 2021, para concursos@fanzeres-saopedrodacova.pt.
Esta Bienal conta ainda com o apoio da GlobalTrade

WorkshopMúsica FNZ
A Junta da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova vai organizar nos próximos fins de semana vários workshops interativos de música instrumental.
Estes Workshops realizam-se: 
Em Fânzeres, no Largo Júlio Dinis, aos sábados, às 16h00. Arranque no dia 12 de junho, com a participação de Mars Band.
Em São Pedro da Cova, aos domingos, no Largo da Feira de Vila Verde, às 10h00. Arranque no dia 13 de junho, com a participação dos Stukas. 
Ao longo destes Workshops iremos contar com a presença de outros convidados.   
Pretendemos com este workshop proporcionar a oportunidade, a quem tenha curiosidade e gosto pela música, para experimentar novas sonoridades em grupo. Os interessados poderão trazer os seus próprios instrumentos ou experimentar os que estão disponíveis. Esperamos por si!
WorkshopMúsica FNZ
A Junta da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova vai organizar nos próximos fins de semana vários workshops interativos de música instrumental.
Estes Workshops realizam-se: 
Em Fânzeres, no Largo Júlio Dinis, aos sábados, às 16h00. Arranque no dia 12 de junho, com a participação de Mars Band.
Em São Pedro da Cova, aos domingos, no Largo da Feira de Vila Verde, às 10h00. Arranque no dia 13 de junho, com a participação dos Stukas. 
Ao longo destes Workshops iremos contar com a presença de outros convidados.   
Pretendemos com este workshop proporcionar a oportunidade, a quem tenha curiosidade e gosto pela música, para experimentar novas sonoridades em grupo. Os interessados poderão trazer os seus próprios instrumentos ou experimentar os que estão disponíveis. Esperamos por si!

Livro Cartaz Data3 002No próximo dia 12 de junho, pelas 18h00, realizar-se-á nova sessão de apresentação do livro “Quando o Povo Ocupou o Que Era Seu”, no Museu Mineiro de São Pedro da Cova. Um livro de Ana Paula Correia, Daniel Vieira e Micaela Santos e que aborda um importante momento histórico em São Pedro da Cova. Após o encerramento das minas, em março de 1970, e depois da Revolução dos Cravos, a 25 de abril de 1974, em pleno Verão Quente, surge o Centro revolucionário Mineiro, após a população local ocupar os escritórios da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova, com o objetivo de tornar da freguesia todo o património da Companhia das Minas.
Por limitação do espaço, devido às condicionantes da Direção Geral de Saúde, para estar presente, terá que efetuar a marcação através 45anoscrm@gmail.com ou 936 076 265.
Venha conhecer mais sobre este momento histórico de São Pedro da Cova!

DiaDaCiança 2021Dia Mundial da Criança
"O Contador - As Palavras Voam", interpretada por Tiago Duarte
1 de junho, pelas 10h00, na nossa página de facebook

A Junta da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova em colaboração com as Escolas, Associações de Pais e restante comunidade educativa, habitualmente, assinalava o Dia Mundial da Criança, com um conjunto de atividades lúdico-culturais.
Infelizmente, este ano ainda não nos foi possível voltar a comemorar esta data em conjunto, devido ao momento que estamos a viver.
No entanto, a Junta de Freguesia procurou encontrar algo que pudesse colmatar esta situação e marcar esta importante data para os nossos mais pequenos.
Este ano teremos a participação do grupo de teatro infanto-juvenil – Estação das Letras, com a apresentação da peça  "O Contador - As Palavras Voam", interpretada por Tiago Duarte, no dia 1 de junho, pelas 10h00, na nossa página de facebook. Poderá aceder a partir deste link.
Espero que se divirtam

Quadras 2021A exemplo de anos anteriores, a Junta da União das Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova está a organizar o 38.º Concurso de Quadras Populares ao São Pedro. Registamos com agrado o crescente número de participantes que entusiasticamente apresentam as suas quadras a este evento que, desde a sua primeira edição, ultrapassou as fronteiras da freguesia e se expandiu de forma brilhante por todo o território nacional, pois imensas vezes são premiados concorrentes das mais diversas regiões de Portugal. Ano após ano, temos contado com o apoio do tecido empresarial Sampedrense, numa espécie de mecenato, que de forma brilhante conseguimos premiar os nossos concorrentes.

Poesia 2021Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres, instituído pela Junta de Freguesia, para assinalar o 1.º aniversário da elevação de Fânzeres a Vila, comemora este ano o seu 30.º aniversário.
É com entusiasmo que lançamos o 30.º Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres, prémio este que ao longo dos anos tem-se afirmado no plano regional e nacional.
As candidaturas ao Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres - 30ª edição estão abertas até ao próximo dia 28 de maio. Este Prémio conta como apoio da Elefante Editores.
Consulte aqui o regulamento do Concurso.
Este Concurso tem o apoio de Editora Elefante.

Livro CartazNo dia 22 de maio, pela 18h00, no Auditório da Junta de Freguesia em São Pedro da Cova foi lançado o livro “Quando o Povo Ocupou o Que Era Seu”. Um livro de Ana Paula Correira, Daniel Vieira e Micaela Santos e que aborda um importante momento histórico em São Pedro da Cova. A apresentação do livro estave a cargo do professor José Manuel Lopes Cordeiro.
Após o encerramento das minas, em março de 1970, e depois da Revolução dos Cravos, a 25 de abril de 1974, em pleno Verão Quente, surge o Centro revolucionário Mineiro, após a população local ocupar os escritórios da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova, com o objetivo de tornar da freguesia todo o património da Companhia das Minas.

Conto 2021O Prémio “Conta-me Um Conto” é uma iniciativa da Junta da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.
Este Prémio pretende promover e consolidar hábitos de leitura e de escrita criativa entre os mais jovens. Tem também como objetivo aproximar os jovens em idade escolar à cultura, bem como divulgar os seus trabalhos junto do grande público. 
Este ano, o design deste prémio teve como base o conto de Clarice Lispector, autora de romances, contos e ensaios - “Uma galinha”, que poderá servir também de inspiração a todos os que têm gosto pela escrita.

programa soleneSessão Solene, dia 25 de Abril:
Junta de Freguesia em Fânzeres  
Içar das Bandeiras
Largada de Pombos pelo Grupo Columbófilo de Fânzeres

11h00 | Junta de Freguesia em São Pedro da Cova
Içar das Bandeiras
Largada de Pombos pelo Sociedade Columbófila Pedroense
Sessão Solene

25abril 2021 JorgePalma 2Abril com Jorge Palma
online (facebook.com/FanzeresSaoPedroDaCova)
24 de abril | 21h00

A Junta das Freguesias de Fânzeres e de São Pedro da Cova convida a população a assistir ao concerto Abril com Jorge Palma, online (facebook.com/FanzeresSaoPedroDaCova), dia 24 de abril, pelas 21h00, inserido nas comemorações do 47.º aniversário do 25 de Abril.

25abril 2021É, com a determinação de sempre, adequando-se às limitações dos tempos que vivemos, que a Junta da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova anuncia as comemorações do 47.º Aniversário do 25 de Abril.
Os constrangimentos impostos pela Pandemia, nomeadamente no desenvolvimento das atividades habitualmente promovidas pelas coletividades, prejudicam o dinamismo expectável que sempre definiu estas Comemorações. Contudo, seria impensável para esta autarquia, não comemorar o momento, histórico, cultural e social, que mais influenciou a construção democrática do nosso país.
Convictos que Abril é, e deve continuar a ser,

DiaDaMulher 2021 A4A Junta de Freguesia de Fânzeres e de São Pedro da Cova quis, ainda que de forma simbólica, assinalar o Dia Internacional da Mulher – Dia 8 de Março, através de um poema de Maria Teresa Horta - Pequena Cantiga à Mulher.
A Junta de Freguesia saúda Todas as Mulheres, desejando que consigam atingir a igualdade plena dos seus direitos.