Atividades Realizadas na Biblioteca

As atividades já realizadas durante este mandato na Autarquia e no Museu Mineiro poderão ser consultadas nos respetivos menus.

Natal 2020 OficinasA Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promoveu, de 21 a 23 de dezembro, das 14h00 às 17h00, as já tradicionais Oficinas de Natal.
Estas oficinas destinam-se a crianças dos 6 aos 10 anos e realizam-se, em simultâneo, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova.
Como habitualmente, estas oficinas são gratuitas, mas com inscrições limitadas e obrigatórias.
Os interessados devem contactar os respetivos espaços culturais para obterem mais informações: biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935 663 999 e  museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935 663 998.

Biblioteca Mulher2Guerra novO Papel das Mulheres na 2.ª Guerra Mundial - Exposição
Trabalhos realizados pela turma 8A (2019/2020), da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento
Biblioteca de Fânzeres, até 31 de dezembro

No ano em que se celebra os 75 anos do fim da segunda guerra mundial, é importante homenagear as mulheres que participaram na segunda guerra mundial e destacar os papéis tão diversificados que assumiram. A turma do 8A, ano letivo 2019/2020, de Cidadania e Desenvolvimento da Escola Básica de São Pedro da Cova aceitou o desafio e elaborou um trabalho de pesquisa que, por força das circunstâncias, só agora será exposto na Biblioteca de Fânzeres.
A exposição esteve patente ao público de 16 de novembro até ao dia 31 de dezembro, das 14h00 às 17h30.

Biblioteca ComunicaçãoSocialA Comunicação Social e as Fronteiras da Democracia
25 de janeiro | 21h30 | Biblioteca de Fânzeres
Oradores: Alfredo Maia e Pedro Tadeu, jornalistas, Rui Pereira, professor universitário, sendo moderador Jorge Sarabando

"A Comunicação Social e as Fronteiras da Democracia" é o título do primeiro número dos Cadernos de Abril, edição recente da Associação Conquistas da Revolução (ACR), e constitui o tema de debate que se realiza na Biblioteca de Fânzeres, em 25 de janeiro, sábado, pelas 21h30.
Serão intervenientes Alfredo Maia e Pedro Tadeu, jornalistas, Rui Pereira, professor universitário, sendo moderador Jorge Sarabando.
Gostaríamos de contar com a sua presença e participação.

Natal 2019 OficinasA Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promoveu, de 18 a 20 de dezembro, das 14h00 às 17h00, as já tradicionais Oficinas de Natal.
Estas oficinas destinam-se a crianças dos 6 aos 12 anos e realizam-se, em simultâneo, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova.
Como habitualmente, estas oficinas são gratuitas, mas com inscrições limitadas e obrigatórias.
Os interessados deviam contactar os respetivos espaços culturais para obterem mais informações: biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935 663 999 e  museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935 663 998.

25abril 2021 Mésseder 1Ler, olhar, cantar Abril é um espetáculo apresentado em vídeo, protagonizado por João Pedro Mésseder e Rachel Caiano.
A 17 de abril, integrado nas comemorações do 47.º aniversário do 25 de Abril, a Junta de Freguesia apresenta a partir do Facebook da Biblioteca de Fânzeres o espetáculo Ler, olhar, cantar Abril, com João Pedro Mésseder, escritor e inventor de canções & Rachel Caiano, ilustradora e intérprete.
A partir dos livros “Romance do 25 de Abril” e “Canções do Ar e das Coisas Altas” o escritor João Pedro Mésseder e a ilustradora e interprete leva-nos até à vida dura e pobre do fascismo e da clandestinidade, ao fim das prisões politicas e por fim ao ar novo da liberdade e da democracia, interpretando canções de José Afonso - “Vampiros” e do próprio escritor.

OficinasVerão 2019Durante a interrupção letiva do Verão, a Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promoveu, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, as Oficina de Verão, destinadas a crianças dos 6 aos 12 anos. Estas atividades decorreram de 1 a 26 de julho, das 14h00 às 17h00.
As inscrições são limitadas e gratuitas, mas obrigatórias através dos contactos: Biblioteca: 935 663 999 ou biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt e Museu Mineiro: 935 663 998 ou museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt.

Biblioteca Escola vaLembrar a Escola Pública Através dos seus Objetos
Exposição e debate com a presença da Profª. Maria José Freitas Borges Araújo
Biblioteca de Fânzeres | 8 de junho | 16h00
A exposição a inaugurar a 8 de junho, pelas 16h00, na Biblioteca de Fânzeres, contará também com um debate liderado pela Profª. Maria José Freitas Borges Araújo, como o tema: Lembrar a Escola Pública Através dos seus Objectos. 
A exposição, com o mesmo nome, contará com alguns elementos do espólio cedido à ESE – Escola Superior de Educação do Porto, pelos colecionadores Acúrcio Moniz e Armando Dourado, bem como por cidadãos e escolas da freguesia.
Nesta mostra, a par de todos os materiais utilizados pelos alunos, encontram-se também alguns objetos imprescindíveis nas salas de aula, onde se poderá apreciar o mobiliário, os materiais educativos típicos da época, etc.
A exposição ficará patente até ao dia 26 de julho. Visite-a.

OficinasPascoa 2019 1Durante a interrupção letiva da Páscoa, a Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promoveu, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, as Oficinas na Páscoa, destinadas a crianças dos 6 aos 12 anos. Estas atividades decorreram de 8 a 18 de abril, das 14h00 às 17h00.
As inscrições são limitadas e gratuitas, mas obrigatórias através dos contactos: Biblioteca: 935 663 999 ou biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt e Museu Mineiro: 935 663 998 ou museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt.

Biblioteca LuisSantosBiblioteca de Fânzeres | 11 de maio | 15h30
Apresentação do Livro "As Nossas Viagens ao Desconhecido", de Luís Santos
Entrada Livre.

BibliotecaAoDomicílioBiblioteca de Fânzeres leva livros ao domicílio dos seus leitores.
Para apoiar os seus fregueses em tempos de confinamento, e para que o prazer de ler nunca entre em quarentena, a Junta da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova pretende incentivar a leitura, através do novo serviço na Biblioteca de Fânzeres, "ENTREGAMOS LIVROS EM SUA CASA".
Os livros serão entregues no domicílio, por um funcionário da autarquia, de forma segura e gratuita.
Para requisitar o serviço (no limite de cinco livros), o leitor apenas deverá contactar-nos, através do nº 935663999 ou por e-mail biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt.
Para efetuar a devolução, o leitor deverá fazer o seu agendamento.  A devolução deverá ser feita até um mês após a data de receção.
O serviço é gratuito e as entregas são válidas na área da União de Freguesias Fânzeres e São Pedro da Cova, garantindo-se que após a receção dos livros, estes ficarão sempre em quarentena, antes de serem novamente cedidos.

DiaMundialPoesiaDia Mundial da Poesia
Largo Júlio Dinis, em Fânzeres
23 de março | 15h00

Enquadrado no dia Mundial da Poesia, a Junta de Freguesia comemorou este dia com uma iniciativa no Largo Júlio Dinis. A iniciativa realizou-se no dia 23 de março, pelas 15h00, com a participação de Cidália Santos e do Movimento Sénior Saúde e Bem Estar.

Natal 2018 OficinasBiblioteca de Fânzeres e Museu Mineiro
17 a 21 de dezembro | 14h00 às 17h00

A Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promoveu, de 17 a 21 de dezembro, das 14h00 às 17h00, as já tradicionais Oficinas de Natal.
Estas oficinas destinam-se a crianças dos 6 aos 12 anos e realizam-se em simultâneo na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova. Como habitualmente, estas oficinas são gratuitas, mas com inscrições limitadas e obrigatórias.
Os  interessados deveriam contactar os respetivos espaços culturais para obterem mais informações: biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935 663 999 e  museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935 663 998.

Biblioteca ArmindoPinaBiblioteca de Fânzeres | 24 de novembro | 16h00
Turbulências de Dr. Armindo Pina (Biografia)
Entrada Livre

PapinianoCarlosPapiniano Carlos é autor de uma obra multifacetada, destinada a diversos públicos e abrangendo diversos géneros: lírica, conto, romance, crónica, obras para infância, entre outros, tendo merecido especial relevo as obras para crianças, narrativas em prosa e em verso, como a conhecida “A Menina Gotinha de Água”, presente nas escolas portuguesas.
Foi alvo de diversas iniciativas de reconhecimento, designadamente,  pela Câmara Municipal do Porto, que lhe atribuiu, por unanimidade, a medalha de mérito (grau ouro) da cidade do Porto.
Papiniano Carlos nasce a 9 de novembro e falece a 5 de dezembro de 2012. A Junta de Freguesia pretende, ainda que de forma simbólica, assinalar o centenário do seu nascimento.

Biblioteca Escola ExpoLembrar a Escola Pública Através dos seus Objetos - Exposição 
Biblioteca de Fânzeres 
A exposição contou com alguns elementos do espólio cedido à ESE - Escola Superior de Educação do Porto, pelos colecionadores Acúrcio Moniz e Armando Dourado, bem como por cidadãos e escolas da freguesia.
Nesta mostra, a par de todos os materiais utilizados pelos alunos, encontraram-se também alguns objectos imprescindíveis nas salas de aula, onde se pode apreciar o mobiliário, os materiais educativos típicos da época, etc.
A exposição esteve patente até ao dia 26 de julho. 

Biblioteca Noite 2018 2Biblioteca de Fânzeres
4 para 5 de outubro
crianças entre os 6 e os 12 anos
As inscrições são gratuitas e limitadas a 10 crianças.

25abril 2019 Poemassite1Biblioteca de Fânzeres 
26 de abril | 21h30

Inserido no 45.º Aniversário do 25 de Abril, a Biblioteca de Fânzeres apresentou "Poemas de Abril" pelo grupo Troupe de Palavras Vivas, a 26 de abril, pelas 21h30.
Do programa constou música e poesia evocativa.

Biblioteca BrinquedosA Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova inaugura, no próximo dia 19 de maio, pelas 18h00, a exposição "O brinquedo de outros tempos", na Biblioteca de Fânzeres. Esta exposição reúne uma seleção de objetos do espólio dos colecionadores, Armando Dourado e Acúrcio Moniz, cedido temporariamente à ESE. A Doutora Maria José Araújo, docente da ESE e investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativa da FPCEUP, abordará o tema: O brinquedo como objeto lúdico.
A exposição estará patente até ao dia 31 de julho.

OficinasVerão 2018 v1Oficinas de Verão promovidas pela Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.
As Oficinas realizaram-se na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, de 2 a 27 de julho, entre as 14h00 e as 17h00, para crianças dos 6 aos 12 anos.
Na Biblioteca, teve como base a exposição "O brinquedo de outros tempos", as crianças puderam reciclar, recriar e transformar para poder brincar. 
Aprender com a reutilização de materiais recicláveis a possibilidade de poder construir brinquedos e ao mesmo tempo, de uma forma natural, aprender a ser cuidadoso e zeloso com o meio ambiente.
No Museu foram recriadas, através de atividades lúdico pedagógicas, os desportos e as ações culturais da Associação Desportiva e Recreativa do Pessoal das Minas.
As inscrições são limitadas e gratuitas, efetuadas através dos emails: biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.ptmuseu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt ou por contacto telefónico 935 663 999, 935 663 998.

Biblioteca NunoMeirelesNo dia 7 de julho, pelas 17h00, na Biblioteca de Fânzeres foi apresentado por Joana Nogueira o livro ”Uma Vida Sobre Rodas – Peripécias e Curiosidades” de Nuno Meireles.
Este é o sexto livro editado por este autor amarantino e trata-se de um apanhado de situações engraçadas e curiosas vividas ao longo de 41 anos.
Licenciado em Engenharia Informática pelo Politécnico do Porto, Mestrado em Sociologia pela Faculdade de Letras do Porto e Doutorando em Sociologia na Universidade do Minho, portador de Paralisia Cerebral, usa os pés para escrever