Atividades Realizadas na Biblioteca

As atividades já realizadas durante este mandato na Autarquia e no Museu Mineiro poderão ser consultadas nos respetivos menus.

Pascoa Oficinas 2022 WA Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova vai promover, de 11 a 14 de abril, das 14h00 às 17h00, as já tradicionais Oficinas da Páscoa.
Estas Oficinas destinam-se a crianças dos 6 aos 12 anos e realizam-se, em simultâneo, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova.
Como habitualmente, estas oficinas são gratuitas, mas com inscrições limitadas e obrigatórias.
Para inscrever o/a seu filho e para obter mais informações, contacte os espaços culturais através: biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935 663 999 e museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935 663 998.

TeresaEspantaVirus WNo dia 2 de abril, pelas 16h30, na Biblioteca de Fânzeres, data em que se celebra o Dia Internacional do Livro Infantil, que releva a importância da leitura e do papel fundamental dos livros para a infância, a União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova tem a honra de convidar para a apresentação do livro “Teresa a Espanta- Vírus” de Mariamar, de Maria José Guimarães.

MulheresDeGarra WA União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova e a autora, Fátima Silva, têm a honra de convidar para a apresentação da Obra "Mulheres de Garra", mulheres que se destacaram pela luta em prol dos seus direitos.
A sessão terá lugar na Biblioteca de Fânzeres, no próximo dia 26 de março, pelas 17h30.
A apresentação estará a cargo da Drª Natália Correia, contando com  um momento de poesia e animação musical.

Natal Oficinas 2021 W cA Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova vai promover, de 20 a 23 de dezembro, das 14h00 às 17h00, as já tradicionais Oficinas de Natal.
Estas oficinas destinam-se a crianças dos 6 aos 12 anos e realizam-se, em simultâneo, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova.
Como habitualmente, estas oficinas são gratuitas, mas com inscrições limitadas e obrigatórias.
Para inscrever o/a seu filho, deverá contactar os espaços culturais, para obter mais informações: biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935 663 999 e museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935 663 998.

 

Biblioteca Mulher2Guerra novO Papel das Mulheres na 2.ª Guerra Mundial - Exposição
Trabalhos realizados pela turma 8A (2019/2020), da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento
Biblioteca de Fânzeres, até 31 de dezembro

No ano em que se celebra os 75 anos do fim da segunda guerra mundial, é importante homenagear as mulheres que participaram na segunda guerra mundial e destacar os papéis tão diversificados que assumiram. A turma do 8A, ano letivo 2019/2020, de Cidadania e Desenvolvimento da Escola Básica de São Pedro da Cova aceitou o desafio e elaborou um trabalho de pesquisa que, por força das circunstâncias, só agora será exposto na Biblioteca de Fânzeres.
A exposição esteve patente ao público de 16 de novembro até ao dia 31 de dezembro, das 14h00 às 17h30.

25abril 2021 Mésseder 1Ler, olhar, cantar Abril é um espetáculo apresentado em vídeo, protagonizado por João Pedro Mésseder e Rachel Caiano.
A 17 de abril, integrado nas comemorações do 47.º aniversário do 25 de Abril, a Junta de Freguesia apresenta a partir do Facebook da Biblioteca de Fânzeres o espetáculo Ler, olhar, cantar Abril, com João Pedro Mésseder, escritor e inventor de canções & Rachel Caiano, ilustradora e intérprete.
A partir dos livros “Romance do 25 de Abril” e “Canções do Ar e das Coisas Altas” o escritor João Pedro Mésseder e a ilustradora e interprete leva-nos até à vida dura e pobre do fascismo e da clandestinidade, ao fim das prisões politicas e por fim ao ar novo da liberdade e da democracia, interpretando canções de José Afonso - “Vampiros” e do próprio escritor.

Biblioteca ComunicaçãoSocialA Comunicação Social e as Fronteiras da Democracia
25 de janeiro | 21h30 | Biblioteca de Fânzeres
Oradores: Alfredo Maia e Pedro Tadeu, jornalistas, Rui Pereira, professor universitário, sendo moderador Jorge Sarabando

"A Comunicação Social e as Fronteiras da Democracia" é o título do primeiro número dos Cadernos de Abril, edição recente da Associação Conquistas da Revolução (ACR), e constitui o tema de debate que se realiza na Biblioteca de Fânzeres, em 25 de janeiro, sábado, pelas 21h30.
Serão intervenientes Alfredo Maia e Pedro Tadeu, jornalistas, Rui Pereira, professor universitário, sendo moderador Jorge Sarabando.
Gostaríamos de contar com a sua presença e participação.

Natal 2019 OficinasA Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promoveu, de 18 a 20 de dezembro, das 14h00 às 17h00, as já tradicionais Oficinas de Natal.
Estas oficinas destinam-se a crianças dos 6 aos 12 anos e realizam-se, em simultâneo, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova.
Como habitualmente, estas oficinas são gratuitas, mas com inscrições limitadas e obrigatórias.
Os interessados deviam contactar os respetivos espaços culturais para obterem mais informações: biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935 663 999 e  museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935 663 998.

Natal 2020 OficinasA Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promoveu, de 21 a 23 de dezembro, das 14h00 às 17h00, as já tradicionais Oficinas de Natal.
Estas oficinas destinam-se a crianças dos 6 aos 10 anos e realizam-se, em simultâneo, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova.
Como habitualmente, estas oficinas são gratuitas, mas com inscrições limitadas e obrigatórias.
Os interessados devem contactar os respetivos espaços culturais para obterem mais informações: biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935 663 999 e  museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935 663 998.

OficinasVerão 2019Durante a interrupção letiva do Verão, a Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promoveu, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, as Oficina de Verão, destinadas a crianças dos 6 aos 12 anos. Estas atividades decorreram de 1 a 26 de julho, das 14h00 às 17h00.
As inscrições são limitadas e gratuitas, mas obrigatórias através dos contactos: Biblioteca: 935 663 999 ou biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt e Museu Mineiro: 935 663 998 ou museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt.

Biblioteca Escola vaLembrar a Escola Pública Através dos seus Objetos
Exposição e debate com a presença da Profª. Maria José Freitas Borges Araújo
Biblioteca de Fânzeres | 8 de junho | 16h00
A exposição a inaugurar a 8 de junho, pelas 16h00, na Biblioteca de Fânzeres, contará também com um debate liderado pela Profª. Maria José Freitas Borges Araújo, como o tema: Lembrar a Escola Pública Através dos seus Objectos. 
A exposição, com o mesmo nome, contará com alguns elementos do espólio cedido à ESE – Escola Superior de Educação do Porto, pelos colecionadores Acúrcio Moniz e Armando Dourado, bem como por cidadãos e escolas da freguesia.
Nesta mostra, a par de todos os materiais utilizados pelos alunos, encontram-se também alguns objetos imprescindíveis nas salas de aula, onde se poderá apreciar o mobiliário, os materiais educativos típicos da época, etc.
A exposição ficará patente até ao dia 26 de julho. Visite-a.

OficinasPascoa 2019 1Durante a interrupção letiva da Páscoa, a Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promoveu, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, as Oficinas na Páscoa, destinadas a crianças dos 6 aos 12 anos. Estas atividades decorreram de 8 a 18 de abril, das 14h00 às 17h00.
As inscrições são limitadas e gratuitas, mas obrigatórias através dos contactos: Biblioteca: 935 663 999 ou biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt e Museu Mineiro: 935 663 998 ou museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt.

BibliotecaAoDomicílioBiblioteca de Fânzeres leva livros ao domicílio dos seus leitores.
Para apoiar os seus fregueses em tempos de confinamento, e para que o prazer de ler nunca entre em quarentena, a Junta da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova pretende incentivar a leitura, através do novo serviço na Biblioteca de Fânzeres, "ENTREGAMOS LIVROS EM SUA CASA".
Os livros serão entregues no domicílio, por um funcionário da autarquia, de forma segura e gratuita.
Para requisitar o serviço (no limite de cinco livros), o leitor apenas deverá contactar-nos, através do nº 935663999 ou por e-mail biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt.
Para efetuar a devolução, o leitor deverá fazer o seu agendamento.  A devolução deverá ser feita até um mês após a data de receção.
O serviço é gratuito e as entregas são válidas na área da União de Freguesias Fânzeres e São Pedro da Cova, garantindo-se que após a receção dos livros, estes ficarão sempre em quarentena, antes de serem novamente cedidos.

Biblioteca LuisSantosBiblioteca de Fânzeres | 11 de maio | 15h30
Apresentação do Livro "As Nossas Viagens ao Desconhecido", de Luís Santos
Entrada Livre.

DiaMundialPoesiaDia Mundial da Poesia
Largo Júlio Dinis, em Fânzeres
23 de março | 15h00

Enquadrado no dia Mundial da Poesia, a Junta de Freguesia comemorou este dia com uma iniciativa no Largo Júlio Dinis. A iniciativa realizou-se no dia 23 de março, pelas 15h00, com a participação de Cidália Santos e do Movimento Sénior Saúde e Bem Estar.

Natal 2018 OficinasBiblioteca de Fânzeres e Museu Mineiro
17 a 21 de dezembro | 14h00 às 17h00

A Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promoveu, de 17 a 21 de dezembro, das 14h00 às 17h00, as já tradicionais Oficinas de Natal.
Estas oficinas destinam-se a crianças dos 6 aos 12 anos e realizam-se em simultâneo na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova. Como habitualmente, estas oficinas são gratuitas, mas com inscrições limitadas e obrigatórias.
Os  interessados deveriam contactar os respetivos espaços culturais para obterem mais informações: biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935 663 999 e  museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935 663 998.

Biblioteca ArmindoPinaBiblioteca de Fânzeres | 24 de novembro | 16h00
Turbulências de Dr. Armindo Pina (Biografia)
Entrada Livre

PapinianoCarlosPapiniano Carlos é autor de uma obra multifacetada, destinada a diversos públicos e abrangendo diversos géneros: lírica, conto, romance, crónica, obras para infância, entre outros, tendo merecido especial relevo as obras para crianças, narrativas em prosa e em verso, como a conhecida “A Menina Gotinha de Água”, presente nas escolas portuguesas.
Foi alvo de diversas iniciativas de reconhecimento, designadamente,  pela Câmara Municipal do Porto, que lhe atribuiu, por unanimidade, a medalha de mérito (grau ouro) da cidade do Porto.
Papiniano Carlos nasce a 9 de novembro e falece a 5 de dezembro de 2012. A Junta de Freguesia pretende, ainda que de forma simbólica, assinalar o centenário do seu nascimento.

Biblioteca Escola ExpoLembrar a Escola Pública Através dos seus Objetos - Exposição 
Biblioteca de Fânzeres 
A exposição contou com alguns elementos do espólio cedido à ESE - Escola Superior de Educação do Porto, pelos colecionadores Acúrcio Moniz e Armando Dourado, bem como por cidadãos e escolas da freguesia.
Nesta mostra, a par de todos os materiais utilizados pelos alunos, encontraram-se também alguns objectos imprescindíveis nas salas de aula, onde se pode apreciar o mobiliário, os materiais educativos típicos da época, etc.
A exposição esteve patente até ao dia 26 de julho. 

Biblioteca Noite 2018 2Biblioteca de Fânzeres
4 para 5 de outubro
crianças entre os 6 e os 12 anos
As inscrições são gratuitas e limitadas a 10 crianças.