Edifício Junta de Freguesia

Inicialmente, após a criação das Juntas de Paróquia, em 1836, não existia edifício próprio e as reuniões realizavam-se na sacristia da igreja. Durante muitos anos não houve recursos para construir uma sede.

Com a implantação da República, em 1910, e a separação entre Igreja e Estado, os bens da Igreja passaram para administração pública. Em 1923, a antiga residência paroquial foi cedida para funcionar como sede da Junta, escolas primárias e tribunal do Juiz de Paz.

Em 1944, o Estado ordenou a devolução da residência paroquial à Igreja, obrigando a Junta a abandonar o espaço. Depois disso, começaram negociações para adquirir um terreno e construir uma sede própria.

Em 1945 foi decidido o local da nova Junta de Freguesia, perto da igreja e do cemitério. A população contribuiu financeiramente através de uma derrama, ajudando a suportar os custos da obra.

Finalmente, em 1950, foi inaugurado o novo edifício da Junta de Freguesia de Fânzeres, resultado do esforço conjunto da Junta, da população e da Câmara Municipal.


Nota: Síntese a partir da Monografia da Vila de Fânzeres, (pags. 423 e 424) que poderá ser consultada na Biblioteca de Fânzeres ou adquirida na Junta de Freguesia.

Contactos

Morada

R. São Tiago, s/n- 4510-670 Fânzeres

Telefone

926 813 510

Email

geral@fanzeres-saopedrodacova.pt

Horário Funcionamento

9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Localização

PARTILHAR