IMG 7305A nossa Biblioteca atualmente a funcionar num espaço cedido pela Câmara Municipal de Gondomar, no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Fânzeres, foi inaugurada a 29 de outubro de 1983, pelo Dr. Mário Cal Brandão, Governador Civil do Porto.

Fundada em 22 de agosto de 1967, resultado da assinatura de um protocolo da Junta de Freguesia de Fânzeres com a Fundação Calouste Gulbenkian, daí a designação inicial de Biblioteca Fixa n.º 145. O primeiro bibliotecário foi o Dr. Fernando Felga. Em janeiro de 2003, a Fundação Calouste Gulbenkian doou à Junta de Freguesia de Fânzeres todo o espólio da Biblioteca Fixa n.º 145, ficando a partir dessa data a designar-se Biblioteca de Fânzeres. Atualmente o nosso projeto é: "A BIBLIOTECA é um Mundo por descobrir e explorar".

A Biblioteca está dividida em secção de Adultos, com cerca de 10.000 títulos. Que vai desde a Filosofia à História, passando pela Literatura, Ciências, Artes e Desporto. A secção Infanto-Juvenil conta com 4.000 títulos, com uma linguagem acessível à sua idade. Temos ainda algumas atividades paralelas, como seja a Hora do Conto, Ateliers nas férias escolares, Jornais do Concelho. A utilização deste espaço bem como do seu espólio é gratuita. Os livros poderão ser requisitados para empréstimo ao domicílio, apenas têm que ser portadores do Cartão de Leitor. As enciclopédias, dicionários, monografias, jornais e outras obras de referência, só podem ser consultadas na biblioteca. As visitas de estudo deverão ser efetuadas com marcação prévia.

A Biblioteca funciona de 3ª a 6ª feira das 9h30 às 12h30 e das 15h00 às 17h30; 2ª feira das 15h00 às 17h30.