MovimentoSénior 2021O Movimento Sénior Saúde e Bem-Estar é um Programa da Junta da União das Freguesias de Fânzeres e de São Pedro da Cova, que tem como principal objetivo proporcionar saúde e bem-estar aos seus frequentadores.
O Programa assenta no princípio da visão holística do processo do envelhecimento, procurando responder de forma global às necessidades dos séniores, com idade igual ou superior a 50 anos, ajustando-se intervenções e expetativas. Pretende desenvolver um conjunto de atividades capazes de favorecer a imagem positiva da pessoa idosa, assim como dar a esta a capacidade de participação social e direito a um envelhecimento bem sucedido, enquanto processo intrínseco ao ser humano. O Programa propõe áreas passíveis de intervenção, nomeadamente no que toca a medidas de promoção educativas informais, culturais, de atividade física e bem-estar.
Pretende ainda proporcionar novos conhecimentos e saberes, promover o convívio, incentivar a participação dos séniores em diversas atividades culturais, sociais, recreativas e lúdicas, revelando a sua capacidade na vida ativa, combatendo assim o idadismo, a solidão, a exclusão social, promover o envelhecimento ativo, para que os séniores vivam com mais satisfação, segurança e afeto, conduzindo a uma sociedade mais tolerante, solidária e, por conseguinte, mais desenvolvida e feliz.
A valorização dos mais velhos e do seu papel na sociedade constitui um importante contributo para uma mudança da perceção que temos do envelhecimento.
As atividades visam proporcionar uma melhoria de qualidade de vida dos séniores, impulsionar a sua participação civíca em projetos de desenvolvimento sociocultural; desenvolver e fortalecer relações intergeracionais; divulgar e preservar a história local, cultura, tradições e valores.
Caso pretenda inscrever-se, poderá descarregar a ficha de inscrição, e entregar na Junta de Freguesia.
Fânzeres - Ficha de Inscrição
São Pedro da Cova - Ficha de Inscrição