A exposição «AJOELHADOS A TEUS PÉS IMPLORAMOS A TUA PROTEÇÃO. Devoção a Santa Bárbara nas Minas de São Pedro da Cova», será inaugurada no dia 18 de dezembro, perfazendo o Mês de Santa Bárbara. Tem como finalidade a salvaguarda da memória mineira, a valorização do património industrial e a reverência da Sua imagem transcendental na vila. A autora é Hélia Luís Gama, licenciada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e mestranda em História da Arte, Património e Cultura Visual, na mesma instituição.

A lenda de Santa Bárbara remonta ao século IV d.C., na atual Turquia. O culto difundiu-se a partir do século IX e a Virgem Mártir foi integrada no grupo dos Catorze Santos Auxiliadores. É invocada contra a morte súbita, fogo e explosões e, entre outras profissões, é padroeira dos mineiros.

O pai de Bárbara, preocupado com a sua enorme beleza, encarcerou-a numa torre para A proteger dos olhares dos homens. Sigilosamente, a Santa recebeu ensinamentos cristãos e foi batizada. Quando o Seu pai descobriu degolou-A, mas a justiça divina intercedeu, dizimando-o com um raio.
Uma das Suas imagens em São Pedro da Cova estaria no interior do Poço de São Vicente, destinando-se à proteção dos mineiros antes de iniciarem as suas atividades. A escultura acompanhava as procissões que ocorriam anualmente à luz das velas e dos gasómetros. Após o término da mina, foi alojada na capela a Ela destinada – anterior Casa dos Quadros Elétricos. Posteriormente, foi construído um oratório à entrada do complexo mineiro onde hoje a imagem se encontra.

A palma do martírio, a torre e a espada são atributos de Santa Bárbara que apontam para o Seu martírio. O cálice, a hóstia e o livro caraterizam-na como defensora da fé e a coroa pode aludir à sua origem nobre ou também ao martírio, ao triunfo sobre a morte. 

Santa Bárbara demonstrou pela Sua devoção o que é ser cristão. Os mineiros demonstraram vontade de viver, de mostrar ao mundo quem foi Santa Bárbara, de que perigos protegeu e porque motivo conseguem orar sabendo que a morte está próxima.
Em São Pedro da Cova viveram iluminados os que usavam gasómetros, mas também os que na escuridão do subsolo rezavam no altar reluzente a Santa Bárbara.


  

1 Santa Barbara Minas de São Pedro da Covauv

 

1 . Santa Bárbara. Anónimo. 1958.
Escultura. Complexo mineiro de São Pedro da Cova, Portugal.

Em São Pedro da Cova, além dos objetos próprios da sua iconografia dispõe de atributos mineiros como a pá, a pica e o gasómetro. 


Atributos Mineiros

pica e pá uv1Pica e PáA pica é usada pelo mineiro e tem como função perfurar, manualmente, o mineral. A pá é usada pelo enchedor e tem como função de recolha de carvão.


 17GasómetroInstrumento de iluminação desenvolvido no século XIX, especialmente usado pelos mineiros. Constituído por dois elementos: um superior, correspondente a um reservatório de água e um outro inferior destinado a guardar as pedras de carboneto de cálcio. O contato da água (controlada através de uma válvula) com o carboneto de cálcio provoca uma luz.

 

 

 

 

 


 

2 Santa Bárbara Igreja Matriz de São Pedro da Covauv

 2 . Santa Bárbara. Anónimo. s/d.
Escultura. Igreja Matriz de São Pedro da Cova. Portugal

Esta Santa Bárbara dispõe dos Seus atributos tradicionais (a torre, a coroa, a palma do martírio, a espada e o manto vermelho) sem elementos mineiros. Apesar de desconhecido o autor e a data, coloca-se a possibilidade de ter participado nas festas em Honra a Santa Bárbara anteriormente à participação da imagem da mina.
Atributos Tradicionais: coroa, manto vermelho, torre, palma do martírio e espada


Atributos Tradicionais

torreTorreTorre com três janelas. Atributo associado à lenda de Santa Bárbara e à sua clausura pelo pai, com o intuito de A proteger dos pretendentes.
Bárbara mandou acrescentar uma terceira janela – símbolo da Santíssima Trindade, para demonstrar a Sua devoção ao Cristianismo.




 palma

Palma do MartírioPalma do martírio, símbolo do martírio e conquista da vida eterna.

 

 


 
aureolaAuréolaCírculo dourado sobre a cabeça, representativo da santidade de Bárbara.

 

 

 


Apesar das esculturas representarem a mesma Santa e estarem inseridas na mesma localidade, existe um confronto iconográfico entre ambas. A imagem que se encontra nas Minas representa a novidade e a imagem que se encontra na Igreja Matriz representa o convencional. Compreende-se que em função do território e das necessidades, a iconografia se metamorfoseie. 


 

 

MapaRepresentações de Santa Bárbara pela Europa

Apesar da novidade iconográfica de Santa Bárbara associada aos mineiros em São Pedro da Cova, esta ocorrência sucede-se em outros países europeus como Alemanha (3,5 e 9), Áustria (4, 6 e 7), França (8), Polónia (10), Bélgica (11) e Suécia (12). A imagem da canonizada é construída com elementos mineiros de forma a homenagear a profissão da qual é padroeira.





  

 


 

santabarbara33 - Santa Bárbara. Hans Meier Jr. 1951. Escultura de madeira de tília. Igreja Paroquial de S. Bonifácio, Alemanha

A imagem representa Santa Bárbara a segurar um cálice numa mão e a repousar a outra num cavalete que integra um mineiro a trabalhar.
A novidade iconográfica desta peça reside na substituição da habitual torre (alusiva à Sua lenda e tempo de clausura) por um cavalete, estreitando a associação de Bárbara ao contexto mineiro.
Atributos Mineiros: cavalete, mineiro, martelo e lanterna




 

 

 


4 Santa Bárbara. Exterior da Igreja Hundertwasser Austria

4 - Santa Bárbara. Anónimo. s/d. Escultura. Exterior da Igreja Hundertwasser, ÁustriaEsta escultura localiza-se no exterior da igreja de Santa Bárbara, na Áustria.
Santa Bárbara, num gesto de ternura e carinho, reclina a cabeça e cobre com o Seu manto três jovens mineiros, que seguram uma lanterna.
Atributos Mineiros: mineiros e lanternas. 


 

 


 


5 Mosteiro Maria Laach Alemanha

5 - Santa Bárbara. Anónimo. s/d. Placa de bronze. Mosteiro Maria-Laach, Alemanha

Santa Bárbara detém na Sua mão esquerda uma pomba, símbolo do Espírito Santo e aconchega/ protege com o Seu manto dois mineiros.  A torre, o Seu principal atributo, foi representada no Seu lado direito. O vínculo de Santa Bárbara com os mineiros é reforçado com a representação destes operários junto da sua imagem.
Atributos Mineiros: capacetes, lanterna, picareta e mineiros.


 

 

 


boasorte6
6 - Boa sorte para vocês mineiros. Fritz Mayer-Beck. 1960. Xilogravura. Áustria

A forma da xilogravura sugere a configuração de um relâmpago – fenómeno lendário de que Seu pai foi vítima e do qual Santa Bárbara protege.
Os mineiros, também conhecidos como «toupeiras humanas», trabalhavam no interior da mina, estando sujeitos a múltiplos perigos. Por conhecer o sofrimento do mineiro, Bárbara fica cabisbaixa e chora, ainda que a coragem do operário transmita confiança e valentia.
Atributos Mineiros: galeria de uma mina, mineiro e picareta.


 

 


7uv7 - Cartão de felicitações, Santa Bárbara acima da Schwibbogen do mineiro (imagem da capa de um jogo de mineiro). Fritz Mayer‐Beck. Ca. 1957Xilogravura. Áustria

A união iconográfica entre Santa Bárbara e os mineiros evidencia-se pela concordância simultânea entre os mineiros que, em conjunto, perfazem o símbolo mineiro com dois martelos. Associados à imagem de Santa Bárbara convertem-se num Seu atributo.
Atributos Mineiros: mineiros e martelos.


 

  


8 Miniatura uv18 - Santa Bárbara / Bombeiros / Mineiros / Artilheiros. Miniatura de uma série de santos padroeiros das profissões. Anónimo. Ca. 1890. Litografia colorida. Museu de Paris, França.

A litografia agrupa três profissões que têm como padroeira Santa Bárbara: mineiros, bombeiros e artilheiros.
A Santa foi representada numa moldura que sugere um altar, segurando com a mão esquerda uma palma e com a direita uma torre, símbolos dos seus tormentos e martírio.
Atributos Mineiros: picaretas, carvão e mineiros.

 


 9uv9 - Santa Bárbara. Ernst von Dombrowski. Ca. 1960. Xilogravura. Alemanha


Nesta imagem Santa Bárbara levanta carinhosamente o Seu manto, tornando assim possível a observação da galeria da mina que protege.
Atributos Mineiros: galeria de uma mina


 

 

 

 


sw.barbara uv

10 - Santa Bárbara. Kurzeja Franciszek. 1982. Linogravura, Museu da Silésia em Katowice, Polónia

Santa Bárbara é representada no momento da Sua coroação, ocupando uma posição de destaque no centro da pintura.
Ao seu redor apresentam-se quatro mineiros a exercer a sua profissão no subsolo. No canto superior direito, um mineiro ilumina uma cruz com o capacete, demonstrando que na escuridão está protegido pela Luz de Cristo e de Santa Bárbara. 
Atributos Mineiros: mineiros, capacetes, perfuradora, martelos, pica e picareta, carvão, mina.


 


11 Santa Bárbara. Limburg Bélgica11 - Santa Bárbara. Anónimo. 1944. Cerâmica. Limburg, Bélgica

Santa Bárbara encontra-Se representada ao centro.
Segura numa mão o Seu atributo – a torre com três janelas e na outra um atributo mineiro – uma lanterna.
Ao seu redor, é possível observar as vivências da era industrial – os trabalhos mineiros, o lazer e as idas à enfermaria, fruto da profissão.
Atributos Mineiros: lanterna, indústria, enfermaria


 



stbarbara staty 19120412 - Santa Bárbara. Anónimo. s/d. Escultura. Túnel de Linnaeus, Suécia

O vínculo iconográfico entre Santa Bárbara e os mineiros está patente, nesta imagem, nos utensílios mineiros que a beatificada segura com as mãos.
Atributos Mineiros: utensílios.