Atividades Realizadas no Museu Mineiro

As atividades já realizadas durante este mandato na Autarquia e na Biblioteca poderão ser consultadas nos respetivos menus.

Natal Oficinas 2023 1Para a prenda no sapatinho ficar, nas Oficinas de Natal terás de participar!

Como divulgado anteriormente, informamos que estão abertas as inscrições nas Oficinas de Natal, dinamizadas pela Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.

As mesmas realizam-se nas tardes dos dias 18 a 22 de dezembro, em simultâneo, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, destinam-se a crianças e jovens dos 6 aos 15 anos (6 anos no ato da inscrição e 15 anos até 31 de dezembro de 2023).

As inscrições são obrigatórias e devem ser efetuadas online, entre os dias 9 e 11 de dezembro, através do preenchimento de um formulário.

Consulte o regulamento aqui.

Prontos para criar Memórias? Ficamos à tua espera!  

CavaleteExposiçã WReabilitação Estrutural do Cavalete de São Vicente
Exposição temporária de fotografias
Museu Mineiro de São Pedro da Cova
1 de julho a 30 de setembro

A exposição “Reabilitação Estrutural do Cavalete de São Vicente”, é composta por 57 fotografias, e tem como objetivo dar a conhecer a intervenção realizada à estrutura do Cavalete do Poço de São Vicente, executada pelo Município de Gondomar, e concretizada entre março de 2022 a abril de 2023.

O Cavalete está classificado como Monumento de Interesse Público, desde março de 2010, e é a representação física da identidade mineira de São Pedro da Cova! Por se encontrar num elevado estado de degradação, era urgente repor as condições de segurança e de conservação deste símbolo da engenharia de betão armado.

As fotografias expostas são da autoria do fotógrafo Suzano Magalhães e curadoria de Ana Rita Sousa, que opta por uma composição em quatro categorias: Tempo; Interpretações; Execução e Segmento.

A exposição inaugura no dia 1 de julho, pelas 11h00, no Museu Mineiro de São Pedro da Cova e estará patente até 30 de setembro.
Visite-a!

CasaDaMalta 60 Natali WEncontra-te com...Arquiteto Nicola Natali
Há 60 anos na Casa da Malta
Museu Mineiro de São Pedro da Cova | 30 de setembro | 17h00

O Encontra-te com… regressa para assinalar os 60 anos da construção da Casa da Malta, atual Museu Mineiro de São Pedro da Cova.
Neste sentido, trazemos ao Museu o Arquiteto Nicola Natali, responsável pelo projeto do Parque Urbano de São Pedro da Cova, que partilhará o processo criativo do Parque Urbano de São Pedro da Cova e a relação deste com a Casa da Malta e o Tanque das Três Pernas.
Esperamos por si!
CasaDaMalta 60 Madureira ADIADO WA Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova informa, que por motivos alheios, a atividade programada com o Arquiteto António Madureira foi adiada, pelo que desde já lamentamos os transtornos causados.

Devido à importância da data, não quisemos deixar de assinalar os 60 anos da Casa da Malta, pelo que lançamos o repto ao arquiteto Nicola Natali, responsável pelo projeto do Parque Urbano de São Pedro da Cova, para partilhar o processo criativo, bem como a relação do Parque com a Casa da Malta e o Tanque das Três Pernas.

CasaDaMalta 60 Maltês 1Casa da Malta pelos Olhos de um Maltês 
Museu Mineiro de São Pedro da Cova 
30 de setembro  - Visita cénica: 10h00 11h00 | 15h30 | 16h30 

A única Casa da Malta ainda existente em São Pedro da Cova é o atual Museu Mineiro. A autoria desta construção é do engenheiro Barreiros Leal, que se encontrava, na época, ao serviço da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova. 

A construção desta Casa decorreu durante o ano de 1963 e tinha como objetivo alojar os operários provenientes de outras regiões e lugares distantes de São Pedro da Cova, que vinham trabalhar para as minas de carvão de São Pedro da Cova. 

ColóniaDeFériasBeHappy 2023 W 002Abertura de Inscrições

Para o Verão aproveitar, na Colónia de Férias terão de participar!

Como divulgado anteriormente, informamos que estão abertas as inscrições na Colónia de Férias – Be Happy, dinamizadas pela Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.
A mesma realiza-se durante o mês de julho, em simultâneo, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, destinam-se a crianças e jovens dos 6 aos 15 anos (6 anos no ato da inscrição e 15 anos até 31 de dezembro de 2023).

ColóniaDeFériasBeHappy 2023 W 002A Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova disponibiliza, na interrupção letiva de Verão, um programa dinâmico que recorre a atividades lúdico pedagógicas para proporcionar experiências significativas às crianças e adolescentes.
Estas Colónias destinam-se a crianças e jovens dos 6 aos 15 anos (6 anos no ato da inscrição e 15 anos até 31 de dezembro de 2023) e realizam-se, em simultâneo, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova.
As inscrições são obrigatórias através de formulário online, disponível entre os dias 10 e 20 de junho, no site e redes sociais da União das Freguesia.
Fiquem atentos!

CRM Diálogo WTal como prometido, começamos a divulgar o que temos programado para assinalar o 22 de maio!
Iniciamos com uma exposição e entrevista sobre a importância do jornal "O Diálogo" no acompanhamento dos anos em que se desenvolveram ações dinamizadas pelos Centro Revolucionário Mineiro.
Assim, convidamos a estar presente na inauguração da exposição "CRM, nas páginas do "O Diálogo" " e entrevista com as presenças de: Serafim Gesta (Mazola), historiador, Luís Filipe Araújo, vereador da Câmara Municipal Gondomar e Agostinho Lemos, diretor da Escola Profissional de Gondomar, que se realiza a 22 de maio, pelas 15horas, junto dos escritórios das Minas de São Pedro da Cova.
No final teremos a participação do Grupo de Cavaquinhos do Movimento Sénior da Saúde e Bem-Estar.

Se não conseguir estar presente, poderá acompanhar o evento online, a partir do endereço https://porturadio.com/
Estão todos/as convidados. Não faltem!

 

Pascoa Oficinas 2023 WA Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova vai promover, de 3 a 14 de abril, das 14h00 às 17h00, as Oficinas da Páscoa.
Estas Oficinas destinam-se a crianças dos 5 aos 13 anos e realizam-se, em simultâneo, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova.
As oficinas são gratuitas, mas com inscrições limitadas e obrigatórias, através do formulário online, ou diretamente nos dois espaços culturais.

Trabalhadores 2023 WEncontro de Antigos Trabalhadores da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova
Auditório da Junta de Freguesia em São Pedro da Cova
25 de março | 15h00

A Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, através do Museu Mineiro de São Pedro da Cova, promove, no próximo dia 25 de março, pelas 15h00, o Encontro entre Antigos Trabalhadores da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova, independentemente da sua categoria de trabalho. Um momento que se pretende de partilha de histórias e memórias da época em que a indústria mineira imperava em São Pedro da Cova.

Chã 2023 WUm Chá às 5
Encontro entre Mulheres Mineiras
Museu Mineiro de São Pedro da Cova
8 de março | 17h00

As operárias mineiras afirmaram a sua posição num universo maioritariamente masculino. Trabalhando no exterior, nas remoções e limpezas de vias, na triagem e no terreiro, mas também no transporte das vagonas, partilhavam as mesmas rotinas, as mesmas realidades, seja em contexto de trabalho, doméstico e familiar.
Assim, convidamos as antigas trabalhadores das minas de carvão de São Pedro da Cova a participar neste Encontro, onde será proporcionada a partilha de histórias e memórias, na data em que se assinala o Dia Internacional da Mulher.

Durante o Encontro será visionado o documentário “Memórias no Feminino”, realizado pelos alunos da Escola Secundária de São Pedro da Cova.

A participação das antigas mineiras só é possível com o apoio dos seus familiares, que poderá ser efetuada diretamente no Museu Mineiro ou através dos contactos 935 663 998 / 227 666 192. Só assim poderemos proporcionar um excelente momento de convívio social, onde contamos também com a parceria da Escola Profissional de Gondomar, que servirá o Chá às 5.

 

MuseuMineiro reabertura WO Museu Mineiro de São Pedro da Cova, o único que retrata a exploração mineira de carvão, em Portugal, reabre ao público no próximo dia 17 de dezembro, pelas 11h00, depois de ter estado encerrado para remodelação.
A remodelação centrou-se na Exposição Permanente, dedicada às questões geológicas e mineiras, que ganha agora outro dinamismo! A missão e os objetivos primordiais não se alteram, a identidade mineira local é reforçada.
Este projeto passa pela integração de novas tecnologias, ao longo do discurso museológico, possibilitando assim, uma transformação na comunicação entre o Museu e o seu público e na disponibilização de recursos com fins educativos e de entretenimento.
A remodelação foi uma obra da Junta de Freguesia, que contou com a colaboração da Câmara Municipal de Gondomar, na concretização da Exposição.

SantaBárbara 2022 Procissão WProcissão em Honra de Santa Bárbara, Padroeira dos Mineiros
Igreja Matriz de São Pedro da Cova
4 de dezembro | 21h30

Mais uma vez, a população dos Lugares de Vale Souto e Aldeia, em conjunto com a Paróquia e a Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, irá cumprir a tradição mineira.
Assim, no dia 4 de dezembro, pelas 21h30, realiza-se a Procissão em Honra de Santa Bárbara, padroeira dos Mineiros. O percurso tem início na Igreja Matriz de São Pedro da Cova e termina no nicho de Santa Bárbara, sita Rua dos Mineiros.
Participe acompanhado do gasómetro, símbolo de luz que guiava os antepassados mineiros.

MuseuMineiro Cama Agrad WObrigada a todos pela ajuda a encontrar a cama para o quarto de Maltês!
Após termos lançado apelo para encontrar uma cama de ferro para o quarto do maltês, recriado no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, a população respondeu em força, tal como esperávamos, e a cama já foi encontrada!
A todos que nos contactaram no sentido de ajudar a recriar o quarto do maltês, o mais próximo possível da realidade vivida na Casa da Malta, o nosso sincero agradecimento.
Lembramos que o Museu Mineiro continua a precisar de si para o enriquecimento da sua coleção. Se possui objetos associados à identidade mineira ou geológica de São Pedro da Cova, por favor, entre em contacto connosco, através do e-mail museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt ou telemóvel 935 663 998.
Juntos continuaremos a preservar o nosso Património Mineiro e Geológico e a fortalecer a identidade São Pedro da Cova.

MuseuMineiro Cama WO Museu Mineiro de São Pedro da Cova encontra-se, neste momento, em fase de conclusão da requalificação.
No entanto, será importante unir os nossos esforços com a população, para a recolha de uma cama de ferro a instalar no quarto do maltês. Esta iniciativa tem como objetivo tornar o quarto do maltês, recriado no Museu Mineiro, o mais próximo possível da realidade vivida na Casa da Malta.
Assim, apelamos a quem tiver algum exemplar disponível que entre em contacto connosco, através do e-mail museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt ou telemóvel 935 663 998.
Como sempre, contamos com o seu apoio!

CRM Diálogo Exposição WCRM, nas páginas do “O Diálogo” - Exposição temporária
Junta de Freguesia em São Pedro da Cova
23 de maio a 23 de junho

Com o objetivo de assinalar os 48 anos sobre a ocupação dos antigos escritórios da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova pela população local, a Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova vai levar a efeito várias iniciativas. Entre elas a exposição temporária “CRM, nas páginas do “O Diálogo””.
“O Diálogo”, jornal impulsionado e dirigido por Serafim Gesta (Mazola), que assina como S. G.,M.,Mazola, o qual  assina grande parte dos artigos, contando ainda com artigos de outros colaboradores, Augusto Ramos (A. Ramos), Carlos Fonseca, Nelson Moura (N. Moura) e Valdemar Cruz (V. C.).
Este foi o jornal que acompanhou e deu voz a um dos mais importantes momentos da história da Vila de São Pedro da Cova: a ocupação dos antigos escritórios das minas e que deu origem ao Centro Revolucionário Mineiro (CRM). Mais que um testemunho, este jornal passa a propriedade da Comissão de Dinamização Cultural e a redação para o Centro Revolucionário Mineiro, entre março de 1976 a maio de 1977.
A partir de hoje, pode ser visitada a Exposição com as 17 primeiras páginas deste jornal, publicações entre junho de 1975 e junho-julho de 1977, onde é possível acompanhar o desenvolvimento das ações implementadas pelo Centro Revolucionário Mineiro.
Venha visitá-la!

OficinasVerao2022Durante a interrupção letiva do Verão, a Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promove, a exemplo dos anos anteriores, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, as Oficinas de Verão, destinadas a crianças dos 6 aos 12 anos.
As atividades vão decorrer no mês de julho, dividido em 2 quinzenas: 4 a 15 de julho e de 18 a 29 de julho, das 14h00 às 17h00.
As inscrições são limitadas, gratuitas, mas obrigatórias e deverão ser efetuadas online, ou diretamente nos nossos espaços culturais - Biblioteca ou Museu Mineiro.

Pascoa Oficinas 2022 WA Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova vai promover, de 11 a 14 de abril, das 14h00 às 17h00, as já tradicionais Oficinas da Páscoa.
Estas Oficinas destinam-se a crianças dos 6 aos 12 anos e realizam-se, em simultâneo, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova.
Como habitualmente, estas oficinas são gratuitas, mas com inscrições limitadas e obrigatórias.
Para inscrever o/a seu filho e para obter mais informações, contacte os espaços culturais através: biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935 663 999 e museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935 663 998.

Escombreira WEncontra-te com… Deolinda Flores e António Fiúza
Museu Mineiro de São Pedro da Cova
19 de março | 16h00

Retomamos o Encontra-te com…, evento que tem como base conversas informais sobre os mais variados temas. Em 2022, relançamos o tema “A Escombreira da Mina” de carvão de São Pedro da Cova, ou mais conhecida, localmente, como Alto do Gódeo.

Para abordar este tema, contamos com a presença de Deolinda Flores, professora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e António Fiúza, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, ambos ligados a projetos que decorrem e decorreram na zona da escombreira e área envolvente. Esta será uma conversa em torno desta realidade e do estado atual da mesma.

Participe!

Encontro26marEncontro de Trabalhadores da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova
Auditório da Junta de Freguesia de São Pedro da Cova
26 de março | 15h00

No ano em que se assinalam os 52 anos sobre o encerramento das minas de carvão de São Pedro da Cova, retomamos a realização presencial do encontro entre antigos trabalhadores mineiros.
Assim, a Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promove, no próximo dia 26 de março, pelas 15h00, um encontro entre antigos trabalhadores da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova, independentemente da sua categoria de trabalho. Um momento que se pretende de partilha de histórias e memórias da época em que a indústria mineira imperava em São Pedro da Cova.