Atividades Realizadas no Museu Mineiro

As atividades já realizadas durante este mandato na Autarquia e na Biblioteca poderão ser consultadas nos respetivos menus.

MuseuMineiro Cama Agrad WObrigada a todos pela ajuda a encontrar a cama para o quarto de Maltês!
Após termos lançado apelo para encontrar uma cama de ferro para o quarto do maltês, recriado no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, a população respondeu em força, tal como esperávamos, e a cama já foi encontrada!
A todos que nos contactaram no sentido de ajudar a recriar o quarto do maltês, o mais próximo possível da realidade vivida na Casa da Malta, o nosso sincero agradecimento.
Lembramos que o Museu Mineiro continua a precisar de si para o enriquecimento da sua coleção. Se possui objetos associados à identidade mineira ou geológica de São Pedro da Cova, por favor, entre em contacto connosco, através do e-mail museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt ou telemóvel 935 663 998.
Juntos continuaremos a preservar o nosso Património Mineiro e Geológico e a fortalecer a identidade São Pedro da Cova.

MuseuMineiro Cama WO Museu Mineiro de São Pedro da Cova encontra-se, neste momento, em fase de conclusão da requalificação.
No entanto, será importante unir os nossos esforços com a população, para a recolha de uma cama de ferro a instalar no quarto do maltês. Esta iniciativa tem como objetivo tornar o quarto do maltês, recriado no Museu Mineiro, o mais próximo possível da realidade vivida na Casa da Malta.
Assim, apelamos a quem tiver algum exemplar disponível que entre em contacto connosco, através do e-mail museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt ou telemóvel 935 663 998.
Como sempre, contamos com o seu apoio!

OficinasVerao2022Durante a interrupção letiva do Verão, a Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promove, a exemplo dos anos anteriores, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, as Oficinas de Verão, destinadas a crianças dos 6 aos 12 anos.
As atividades vão decorrer no mês de julho, dividido em 2 quinzenas: 4 a 15 de julho e de 18 a 29 de julho, das 14h00 às 17h00.
As inscrições são limitadas, gratuitas, mas obrigatórias e deverão ser efetuadas online, ou diretamente nos nossos espaços culturais - Biblioteca ou Museu Mineiro.

Pascoa Oficinas 2022 WA Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova vai promover, de 11 a 14 de abril, das 14h00 às 17h00, as já tradicionais Oficinas da Páscoa.
Estas Oficinas destinam-se a crianças dos 6 aos 12 anos e realizam-se, em simultâneo, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova.
Como habitualmente, estas oficinas são gratuitas, mas com inscrições limitadas e obrigatórias.
Para inscrever o/a seu filho e para obter mais informações, contacte os espaços culturais através: biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935 663 999 e museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935 663 998.

Escombreira WEncontra-te com… Deolinda Flores e António Fiúza
Museu Mineiro de São Pedro da Cova
19 de março | 16h00

Retomamos o Encontra-te com…, evento que tem como base conversas informais sobre os mais variados temas. Em 2022, relançamos o tema “A Escombreira da Mina” de carvão de São Pedro da Cova, ou mais conhecida, localmente, como Alto do Gódeo.

Para abordar este tema, contamos com a presença de Deolinda Flores, professora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e António Fiúza, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, ambos ligados a projetos que decorrem e decorreram na zona da escombreira e área envolvente. Esta será uma conversa em torno desta realidade e do estado atual da mesma.

Participe!

Encontro26marEncontro de Trabalhadores da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova
Auditório da Junta de Freguesia de São Pedro da Cova
26 de março | 15h00

No ano em que se assinalam os 52 anos sobre o encerramento das minas de carvão de São Pedro da Cova, retomamos a realização presencial do encontro entre antigos trabalhadores mineiros.

Assim, a Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promove, no próximo dia 26 de março, pelas 15h00, um encontro entre antigos trabalhadores da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova, independentemente da sua categoria de trabalho. Um momento que se pretende de partilha de histórias e memórias da época em que a indústria mineira imperava em São Pedro da Cova.

Deixamos assim o apelo à inscrição, que pode ser realizada na Junta de Freguesia de São Pedro da Cova e/ou no Museu Mineiro, ou através dos seguintes contactos: 935 663 998, 227 666 192, museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt.

O evento conta com a parceria do Movimento Sénior Saúde e Bem Estar, que assegurará o programa cultural.

Contamos consigo!

ContraPó W c“CONTRA O PÓ”
Filme / documentário, de Clara Borde de Castro
11 de dezembro | 16h30 | Museu Mineiro

A Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova convida a assistir ao filme/documentário de Clara Borde de Castro, no próximo dia 11 de dezembro, pelas 16h30, no Museu Mineiro de São Pedro da Cova.
A autora conhecia a realidade de São Pedro da Cova desde a sua infância, local onde passava férias, anualmente.Em março de 2020, contactou com antigos trabalhadores mineiros, o que a fizeram decidir focar-se no importante papel que as mulheres tiveram nas minas, e que entendeu não estar devidamente reconhecido. Depois de muitos percalços, foi possível finalizar o trabalho a que se propôs e que culmina com o filme / documentário “Contra o Pó”.

Está convidado/a a assistir!

Nota: Serão cumpridas as normas impostas pela DGS

Silicose W“Carvão, Pó e Doença” – conferência sobre silicose
Junta de Freguesia em São Pedro da Cova
9 de abril | 16h00

Muitos foram os homens e mulheres que ao longo de cerca de 170 anos de trabalho na exploração mineira de São Pedro da Cova padeceram de silicose, doença profissional associada à inalação de poeiras com sílica.
A silicose pode ser evitável, contudo é irreversível, podendo progredir para formas graves, levando mesmo à morte por insuficiência respiratória. Entre as atividades profissionais a indústria extrativa - mineração e atividades de extração de minerais metálicos e não metálicos, é a que se destaca como grande potenciadora na contração de silicose.
Para analisar esta realidade, a Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, através do Museu Mineiro de São Pedro da Cova, dinamiza, dia 9 de abril, pelas 16h00, no Auditório da Junta de Freguesia em São Pedro da Cova, a conferência “Carvão, Pó e Doença”, com moderação do Professor Doutor Romero Bandeira.
Os oradores convidados são: em representação da Fundação Portuguesa do Pulmão, o Dr. Luís Rocha que abordará  a “Exposição à sílica e suas consequências para a saúde”; o Dr. Alcino Campos, médico visitador da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova, que irá partilhar memórias, enquanto médico, na vigilância de mineiros silicóticos das minas de carvão de São Pedro da Cova; Dr. Rui Ponce Leão, com o tema “Diagnóstico e condutas em trabalhadores expostos à sílica e portadores de silicose”.
Particiepem!

Natal Oficinas 2021 W cA Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova vai promover, de 20 a 23 de dezembro, das 14h00 às 17h00, as já tradicionais Oficinas de Natal.
Estas oficinas destinam-se a crianças dos 6 aos 12 anos e realizam-se, em simultâneo, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova.
Como habitualmente, estas oficinas são gratuitas, mas com inscrições limitadas e obrigatórias.
Para inscrever o/a seu filho, deverá contactar os espaços culturais, para obter mais informações: biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935 663 999 e museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935 663 998.

 

OficinasVerão 2021 1Durante a interrupção letiva do Verão, a Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova vai promover, a exemplo dos anos anteriores, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, as Oficinas de Verão, destinadas a crianças dos 6 aos 10 anos. Estas atividades vão decorrer de 12 a 30 de julho, das 14h00 às 17h00.
As inscrições são limitadas e gratuitas, mas obrigatórias através dos contactos: Biblioteca: 935 663 999 ou biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt e Museu Mineiro: 935 663 998 ou museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt.

Martins GuerreiroEncontra-te com… Martins Guerreiro, Capitão de Abril
O “Encontra-te com…” uma referência cultural do Museu Mineiro de São Pedro da Cova está de volta e desta vez com um “Capitão de Abril”.
Inserido nas comemorações do 47.º aniversário do 25 de Abril, a Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promove um encontro com o Almirante Martins Guerreiro, um dos militares envolvidos na preparação da Revolução dos Cravos. Foi chefe de gabinete do Chefe do Estado-Maior da Armada (1974-1975) e Conselheiro da Revolução (1975-1982). É sócio-fundador da Associação 25 de Abril e diretor da revista O Referencial.
A iniciativa realiza-se a 10 de abril, pelas 17h00, através da plataforma ZOOM. Para participar, deve utilizar o endereço:  https://zoom.us/j/93217971908?pwd=bUJlT0RXbTM1VXBYcUhTaHE1cFZEZz09  (ID da reunião: 932 1797 1908 | Senha de acesso: 159867).
Esperamos por si. Participe!

Trabalhadores SPC 2021No dia 25 de março, 51 anos depois do despedimento coletivo dos trabalhadores da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova, a Junta das Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova assinalará este acontecimento, numa iniciativa online.
Desde 2015 que, através do Museu Mineiro de São Pedro da Cova, reunimos antigos trabalhadores da mina de carvão de São Pedro da Cova, proporcionando-lhes momentos de convívio, bem como a partilha de histórias da época em que a indústria mineira imperava em São Pedro da Cova.
Não sendo possível a realização de uma iniciativa tal como acontecia em anos anteriores, este ano iremos assinalar a data com uma iniciativa online, partilhada na página facebook.com/museumineirospc.

Natal 2020 OficinasA Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promoveu, de 21 a 23 de dezembro, das 14h00 às 17h00, as já tradicionais Oficinas de Natal.
Estas oficinas destinam-se a crianças dos 6 aos 10 anos e realizam-se, em simultâneo, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova.
Como habitualmente, estas oficinas são gratuitas, mas com inscrições limitadas e obrigatórias.
Os interessados devem contactar os respetivos espaços culturais para obterem mais informações: biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935 663 999 e  museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935 663 998.

BairoMineiro siteO Bairro Mineiro faz 100 anos!
A Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova está a programar várias atividades até ao final do ano, para comemorar os 100 anos após o início da construção do Bairro Mineiro.
As comemorações iniciarão, também, com um momento musical, que terá a envolvência participativa das crianças e adolescentes, dos 10 aos 15 anos, que gostem de música e simultaneamente sejam moradores no Bairro Mineiro.
Assim, caso o seu filho/a reúna estas condições, convidamos a inscrevê-lo/a até ao dia 19 de setembro.

RedesSociaisO “Encontra-te com…”, uma referência cultural do Museu Mineiro de São Pedro da Cova está de volta, discutindo o Facebook, o WatsApp, o Twitter, o Instagram, YouTube, Google e outros .
Dia 15 de fevereiro, pelas 17h00, encontra-te, no Museu Mineiro, com  Ana Pinto Martinho e com “O Poder das Redes Sociais”.

Ana Pinto Martinho, professora convidada no ISCTE- IUL, onde leciona nas áreas do Jornalismo, Jornalismo de dados e Redes Sociais, e onde também se dedica à investigação sobre Jornalismo, Redes Sociais, questões da literacia noticiosa, entre outros, estará no Museu Mineiro, para nos falar sobre a forma como funcionam as redes sociais e os mecanismos por estas usados para influenciarem o nosso pensamento, comunicação e decisões.  
Contamos consigo. Apareça

DoHeroísmoÀFirmezauv“Do Heroísmo à Firmeza”, com Mário Mesquita
18 de abril | 15h00
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/716292787
A atual situação em que o mundo se encontra, obrigou a uma rápida adaptação de todos nós. Assim, as habituais comemorações do 25 de Abril também foram adaptadas. Nota disso mesmo é a iniciativa “Do Heroísmo à Firmeza”, com Mário Mesquita (arq.), que se realiza no próximo dia 18 de abril (sábado), pelas 15h00.
Esta iniciativa, que inicialmente se realizaria no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, concretizar-se-á agora on-line, através da aplicação  https://zoom.us.

Natal 2019 OficinasA Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promoveu, de 18 a 20 de dezembro, das 14h00 às 17h00, as já tradicionais Oficinas de Natal.
Estas oficinas destinam-se a crianças dos 6 aos 12 anos e realizam-se, em simultâneo, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova.
Como habitualmente, estas oficinas são gratuitas, mas com inscrições limitadas e obrigatórias.
Os interessados deviam contactar os respetivos espaços culturais para obterem mais informações: biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935 663 999 e  museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt ou 935 663 998.

OficinasVerão 2019Durante a interrupção letiva do Verão, a Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promoveu, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, as Oficina de Verão, destinadas a crianças dos 6 aos 12 anos. Estas atividades decorreram de 1 a 26 de julho, das 14h00 às 17h00.
As inscrições são limitadas e gratuitas, mas obrigatórias através dos contactos: Biblioteca: 935 663 999 ou biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt e Museu Mineiro: 935 663 998 ou museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt.

OficinasPascoasite 2019Durante a interrupção letiva da Páscoa, a Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova promoveu, na Biblioteca de Fânzeres e no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, as Oficinas na Páscoa, destinadas a crianças dos 6 aos 12 anos. Estas atividades decorreram de 8 a 18 de abril, das 14h00 às 17h00.
As inscrições são limitadas e gratuitas, mas obrigatórias através dos contactos: Biblioteca: 935 663 999 ou biblioteca@fanzeres-saopedrodacova.pt e Museu Mineiro: 935 663 998 ou museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt.

25abril 2019 MariaLamas Exposição e Debate
Museu Mineiro de São Pedro da Cova
30 de abril | 21h30
Nos finais da década de 40 do século XX, Maria Lamas percorre o país com o objetivo de registar as condições da mulher, num Portugal dominado pelo regime fascista.Um dos locais visitados por Maria Lamas foi São Pedro da Cova, onde a indústria mineira de carvão empregava um elevado número de mulheres nos mais variados serviços. Este registo permanece transcrito na sua obra "As Mulheres do Meu País".
Para relembrar e discutir o papel de Maria Lamas no pré e pós 25 de abril, a Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova apresenta, no Museu Mineiro, uma exposição, patente até ao dia 6 de julho e uma palestra sobre a vida e obra de Maria Lamas. A iniciativa, inserida na programação do 25 de abril desta Junta de Freguesias, realiza-se a 30 de abril, pelas 21h30, com a presença de Luís Humberto Marcos, director do Museu Nacional da Imprensa e de Manuela Silva da Direção Nacional do Movimento Democrático das Mulheres.