Uma iniciativa inserida nas comemorações dos 50 anos da Casa da Malta e dos 25 de Museu Mineiro, que pretende abordar uma das questões sociais mais importantes: a habitação. Crucial nas sociedades industrializadas, estas foram adotando medidas necessárias para a construção da chamada habitação operária.A Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova insere-se nas chamadas empresas paternalistas que, neste caso específico, colocou várias medidas sociais em prática como uma forma de atrair e fixar população operária -habitação, saúde, educação.
Nesta iniciativa foi abordada a problemática da construção dos bairros operários, denominados de bairros mineiros, bem como das casas da malta; espaços de partilha de convivências, diferentes formas de ser, pensar e viver.
A Tertúlia realizada no dia 19 de julho, pelas 16h00, no Museu Mineiro, contou com a presença do Presidente da Associação Portuguesa de Escritores, Dr. José Manuel Mendes, a quem coube analisar a obra "Casa da Malta", de Fernando Namora.