CavaleteExposiçã WReabilitação Estrutural do Cavalete de São Vicente
Exposição de fotografia
1 de julho a 30 de setembro

A construção do Cavalete do Poço de São Vicente iniciou-se no ano de 1934, tendo a altura de 38,5 m, que equivalem a 13 pisos, e profundidade de 188 m. Foi projetado pelo Engenheiro Belga, Charles Tournay, e colocado em prática pela empresa do Engenheiro Fernando Moreira de Sá, entrando em pleno funcionamento no ano de 1937.
Trata-se de uma estrutura em betão armado, reticulada em forma de torre, com base aproximadamente quadrada. No seu topo suportava duas “andorinhas” (roldanas) que movimentavam duas “jaulas” (elevadores) no transporte do carvão e dos trabalhadores.
No seguimento das diversas ações do Movimento Cívico em Defesa do Património Histórico-Cultural de São Pedro da Cova, no ano de 2010, o Cavalete do Poço de São Vicente é classificado como Monumento de Interesse Público (MIP).
Constituindo-se como património arquitetónico e industrial do território e comunidade local, é uma representação física da identidade mineira de São Pedro da Cova. No entanto, encontrava-se num elevado estado de degradação, urgindo a necessidade de repor as condições de segurança e conservar este símbolo da engenharia de betão armado.
Depois de um diagnóstico à estrutura do Cavalete, elaborado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, verificou-se que a degradação estrutural do Cavalete estava associada à corrosão generalizada das armaduras devido à carbonatação do betão de recobrimento. Esta corrosão levou ao destacamento do betão e à perda significativa de muitos elementos estruturais da construção.
Em 2022, começou a obra de reabilitação, que veio assim devolver a sua imponência! Consulte aqui o Catálogo da Exposição Fotográfica.