sao pedro da cova exige clarificacao 1Sobre a decisão do tribunal ter absolvido os cinco arguidos, no caso dos resíduos perigosos de São Pedro da Cova, apraz-nos dizer o seguinte:

1.º Com esta decisão, a Junta de freguesia irá esgotar todos os recursos e todas as possibilidades, para que efetivamente este atentado ambiental não fique impune.

2.º Se os resíduos não eram tão perigosos para a população, porque razão a Câmara Municipal de Valongo não os aceitou, sendo que foi o primeiro local a ser equacionado para o seu depósito.

3.º Se não eram tão perigosos para a população como constatou o tribunal porque não foram depositados em aterros próprios e com segurança para a sua deposição.

4.º Todos sabiam da sua perigosidade, e a prova disso, foi a sua imediata suspensão, após terem ultrapassado em muito as toneladas de resíduos no local, de que estavam inicialmente contabilizadas.

5.º Com esta decisão, a Junta de Freguesia não irá abrandar a luta para a sua efetiva remoção, exigindo que a requalificação do local seja uma realidade.

6.º Está nas mãos do Ministério do Ambiente a decisão para a sua efetiva remoção. O senhor Ministro do Ambiente já fez o anúncio da remoção para 2017, depois para 2018 e já vamos em 2019 e não se avançou. A população não pode esperar mais.

Basta de adiamentos!!!

Como constatou o Tribunal é “Uma lança apontada à cabeça dos vinte mil habitantes de São Pedro da Cova”.