Face ao anúncio público da Câmara Municipal de Gondomar (CMG) de aquisição de vários edifícios, incluindo o Cavalete do Poço de S. Vicente, integrados no antigo complexo industrial mineiro de S. Pedro da Cova, a Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova manifesta a seguinte posição pública.
1. Saúda a decisão do Município de Gondomar. A aquisição dos edifícios abre uma nova esperança no processo de preservação do património mineiro de São Pedro da Cova, estando assim ultrapassado um dos principais entraves à criação de um verdadeiro “Museu Vivo” que expresse aquilo que significou 170 anos de exploração do carvão e do Homem em S. Pedro da Cova
2. Tal decisão é também resultado da luta das populações pela preservação do património material e imaterial das minas de carvão de S. Pedro da Cova. Tal como temos vindo a afirmar, desde 2010, a requalificação ambiental e cultural do antigo complexo industrial mineiro (CMSPC) deve ser concretizada, até como compensação pela deposição dos resíduos industriais perigosos (problema que aguarda uma completa e definita resolução);
3. A Junta de Freguesia continuará a ensejar todos os esforços e a mobilizar todas as suas forças para que o património mineiro de S. Pedro da Cova esteja ao serviço das populações, enquanto espaço de conhecimento, cultura, saber e interpretação de uma das profissões mais duras que os trabalhadores dos séculos XIX e XX conhecerem, as “toupeiras humanas” como lhes chamou Émile Zola. Conhecimento esse que se estende pela dimensão geológica, arqueológica, industrial, económica e social das minas de S. Pedro da Cova.
Quando no início deste ano, a Junta de Freguesia tomou conhecimento que o património mineiro estava à “venda”, solicitamos reuniões com caracter de urgência com várias entidades (29 de janeiro). Fomos assim recebidos pelo Sr. Presidente da Câmara de Gondomar, a 4 de fevereiro, que nos solicitou colaboração e apoio neste processo, a que acedemos desde a primeira hora. Neste mesmo período, contactamos o Departamento de Minas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a quem também solicitámos apoio. A 1 de abril é entregue, na CMG, um ofício, acompanhado de 19 cadernetas prediais urbanas e planta com identificação dos imóveis do antigo CMSPC, segundo os artigos. A 22 de abril a Junta de Freguesia apresentou, em conferência de imprensa, o parecer da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto RELATIVO AO VALOR PATRIMONIAL E ESTADO DE CONSERVAÇÃO DO CAVALETE MINEIRO DE S. VICENTE DAS MINAS DE CARVÃO DE S. PEDRO DA COVA – GONDOMAR (em anexo).
A concretização deste passo – aquisição dos edifícios - traz novas responsabilidades ao Estado – local e central – pelo que voltamos a reafirmar todo o empenho, junto com a Câmara Municipal de Gondomar, para que jamais se apague a memória da exploração do carvão e do Homem em S. Pedro da Cova.
Consulte aqui o parecer.