MuseuMineiro curso WNo próximo dia 23 de novembro, o Museu Mineiro de São Pedro da Cova, em parceria com o Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova, o Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal e o Centro de Formação Júlio Resende, promove a ação de formação para professores «Serviços Educativos em Pontos de Interesse Geológico e Mineiro de Portugal, das 17h30 às 20h30.
Informações gerais:
23 de novembro de 2022
Centro de Formação Júlio Resende
Horas: 3 horas (Ação de Curta Duração - ACD)
Local: Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova | Rua Rio Ferreira 209, 4510-314 São Pedro da Cova

Destinatários: Professores de todos os grupos de recrutamento

Breve descrição: O Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Geológico e Mineiro de Portugal (Roteiro das Minas) inclui uma rede de parceiros, por todo o país, que se dedicam à proteção, valorização e divulgação do património geológico e mineiro de Portugal. As suas atividades enquadram-se em diferentes áreas de intervenção públicas, com destaque para a conservação dos valores naturais (geodiversidade e biodiversidade), a sua promoção e valorização; o património histórico-cultural associado a minas abandonadas, coleções geológicas, memória coletiva, património móvel; a potenciação de ativos diferenciadores que enriquecem e/ou acrescentam valor à oferta dos territórios e a promoção da educação/formação (formal, não formal, informal). Destacamos os Serviços Educativos do Roteiro das Minas, compilados em formato Guia (disponível em http://www.roteirodeminas.pt/), que apresenta um conjunto de recursos/atividades pedagógicas presenciais e não presenciais que assumem particular relevância na disseminação do conhecimento e da literacia científica e que poderão contribuir para a conceção de novos planos de aula e atividades, recorrendo a abordagens atraentes, inovadoras e práticas na exploração de temáticas.

PROGAMA
17h30 – Abertura dos trabalhos
Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova | *Ana Luísa Xavier  (Diretora)
Centro de Formação Júlio Resende | Graça Pires (Diretora)
EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A. | Gonçalo Rocha (Presidente)
Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova | Sofia Martins (Presidente)
Câmara Municipal de Gondomar | Luis Filipe Araújo (Vereador da Educação)

18h00 – Comunicações
Serviços Educativos em contexto Museológico | Ana Rita Sousa
Guia dos Serviços Educativos em Pontos de Interesse Geológico e Mineiro em Portugal | Micaela Santos
“O Guia”: a perspetiva de um professor | Clarinda Santos
A Escola nas minas de ouro de Tresminas e Jales (Vila Pouca de Aguiar) | Patrícia Machado

20h00 – Debate

20h30 Encerramento    

Inscrições: Para se inscrever nesta ação de formação, deverá clicar aqui. Selecionar a ação 439/T1.22 SERVIÇOS EDUCATIVOS EM PONTOS DE INTERESSE GEOLÓGICO E MINEIRO EM PORTUGAL. Terá de criar registo ou aceder através de registo já efetuado anteriormente. Em caso de dúvida ou algum constrangimento na inscrição contactar museu.mineiro@fanzeres-saopedrodacova.pt. Caso não seja professor e tenha igualmente interesse em participar, por favor contacte através do email indicado.