Inicia o seu percurso, em labirinto, na freguesia vizinha de Campo, concelho de Valongo, desaguando as suas águas tão apetecíveis por turistas, veraneantes, pescadores e população em geral, no rio Sousa, este afluente do famoso Rio Douro.
Serviu este rio em tempos idos, da praia muito animada e concorrida, de regadio dos campos que lhe limitam o leito, de instrumento de grande e verdadeira higiene às gentes que habitavam nas suas proximidades, que aproveitando os seus "braços" mais propícios e/ou "levadas" mais acessíveis levavam, nas suas águas grandes "carregos" de roupa. Com o aparecimento de algumas indústrias, nas proximidades da sua nascente, lançavam para as suas águas detritos "coloridos" que não só estragavam as roupas que nas suas águas eram lavadas como matavam toda a fauna piscícola que neste rio habitava.
As suas margens constituem autênticos espaços de lazer onde o Verão convida muita gente dos vários pontos da freguesia, concelho e distrito a passarem tempos bem agradáveis.