Rui Simões Exposição final s 1Museu Mineiro
15 de outubro de 2016
Inaugurada a exposição de fotografia “Foi Assim Há 40 anos”.
Esta faz parte de um programa mais alargado, que visa assinalar os 40 anos sobre a produção do filme “São Pedro da Cova” de 1976, do realizador Rui Simões, produzido pela cooperativa VIVER.
Salientamos, que a produção deste filme partiu de um programa de ação do departamento governamental português, dirigido à educação de adultos, e tinha como objetivo inicial, a sua difusão através da TV, no programa semanal de quinze minutos, da Direção Geral da Educação Permanente, que por vários motivos nunca foi concretizado.

Rui Simões, viveu durante seis meses em São Pedro da Cova, enquanto trabalhava diretamente com o Centro Revolucionário Mineiro, instalado nos antigos escritórios da Companhia das Minas em São Pedro da Cova, na organização de sessões de introdução à fotografia e ao cinema.
Foi a partir do trabalho realizado nessas sessões, que o filme “São Pedro da Cova”, repartido em três curtas-metragens: “O Museu”; “O que a Mina Deixou”; “Para Além da Mina”, foi produzido.
Em 1977, o filme “O Museu”, realizado em 36mm e a preto e branco, foi a única produção portuguesa selecionada oficialmente, para o Festival Internacional de Cinema de Berlim.
Hoje, recorrendo ao seu arquivo pessoal, Rui Simões efetuou uma difícil seleção de 29 fotografias, que retratam vários momentos importantes na realização e divulgação do filme “São Pedro da Cova”.