Vista geral sobre o Cavalete Poço São Vicente. 1940. Arquivo MMSPC
Saída de mineiros das jaulas do Poço de São Vicente. 1960. Arquivo MMSPC
Viradores pneumáticos na receita do Cavalete do Poço São Vicente. 1940. Arquivo MMSPC
  • Vista geral sobre o Cavalete Poço São Vicente. 1940. Arquivo MMSPC
  • Saída de mineiros das jaulas do Poço de São Vicente. 1960. Arquivo MMSPC
  • Viradores pneumáticos na receita do Cavalete do Poço São Vicente. 1940. Arquivo MMSPC

  • As Jaulas como elevadores

    O Poço de São Vicente é o poço mestre. Trata-se de um poço vertical, sobre o qual foi construída uma estrutura - Cavalete - de apoio ao transporte para o exterior, do minério explorado no subsolo. Aqui circulavam as jaulas (elevador), que transportavam os operários e as berlinas vazias para o interior e operários e berlinas cheias para o exterior.

    A carga e descarga das berlinas à superfície era feita por meio de ar comprimido. A descarga de 2 berlinas carregadas de carvão e a carga de outras duas vazias na “jaula” tinha a duração de 6 segundos. As berlinas carregadas depois de saírem da “jaula”, eram levadas por meio de uma rampa automotora aos viradores pneumáticos que despejam os carvões sobre crivos da Preparação Mecânica.

    As berlinas depois de despejarem os carvões nos viradores eram levadas por uma “cadeia de arraste”, dirigindo-se de novo para as jaulas, a fim de serem novamente transportadas para o interior.

    Curiosidade:  As jaulas tinham a capacidade de 2.000 kg de carga útil normal e 1.200 Kg (16 homens) no trajeto de pessoal. Faziam 50 viagens por hora a 200 m de profundidade.