Tratamento
O carvão despejado pelos viradores era lançado em 2 crivos mecânicos, que os classificavam em vários tamanhos, para depois serem tratados nas diversas instalações: o carvão superior a 50 m/m, proveniente dos crivos mecânicos era escolhido manualmente sobre um transportador mecânico; o carvão chauffage (carvão puro) era lançado em silos, para a preparação manual nos Terreiros; os carvões raianos (carvão e xisto) eram britados mecanicamente e lançados, de novo, por meio de um elevador, nos crivos principais; o carvão compreendido entre 40 a 50 m/m era escolhido sobre outro transportador, dando produtos definitivos: carvão “superior” e carvão de “segunda”; os carvões puros eram britados e escolhidos manualmente, pelas britadeiras, no Terreiro de Preparação Manual.
A Lavaria, onde se efetuavam as lavagens das diferentes tonelagens de carvão, possuíam 8 silos, onde era colocado o carvão para ser dirigido mecanicamente para os respetivos silos do Cabo – Aéreo.
Os silos do Cabo - Aéreo eram em número de 23 com uma capacidade total de cerca de 1200 toneladas.
A Lavaria possuía tanques de decantação nos quais obtinham a classificação das águas, que eram enviadas de novo para a Lavaria.