A Floresta Tropical
A Floresta Tropical
Pecopteris (Polymophopteris) polymorpha Brongniart
  • A Floresta Tropical
  • A Floresta Tropical
  • Pecopteris (Polymophopteris) polymorpha Brongniart

  • Há 360 Milhões de Anos

    Para que o aparecimento deste tipo de vegetação fosse possível, a Península Ibérica e a restante Europa Ocidental encontravam-se ao nível do Equador, aquando da Pangeia, onde o clima era quente e húmido. 

    As plantas dominantes nestas florestas eram a Pecopteris e a Alethopteris, representantes dos fetos, e as Calamites e Annularias, plantas articuladas. Também existiam as Licopodíneas, que dominaram a flora do Paleozóico, e que podiam atingir, entre os 20 a 30m de altura e o tronco até 2m de diâmetro. As folhas eram numerosas, com diferentes formas e géneros, como exemplo a Sigillaria e o Lepidodendron. 

    Esta vegetação é confirmada através de fósseis recolhidos em várias localidades de Gondomar, nomeadamente, em São Pedro da Cova e Covelo. A coleção de fósseis vegetais do Museu Mineiro foi reforçada, em dezembro de 2022, com a doação pelo coletor Jorge Pereira.  

    Foi principalmente nos fundos de bacias pantanosas que se depositaram sedimentos de um período da história, hoje representado por rochas como o arenito, conglomerado, xistos com fósseis, bem como, restos de plantas que, por afundimento e consequente aumento da temperatura, sofreram um processo de incarbonização. Com o enriquecimento em carbono, perda de hidrogénio, oxigénio e azoto, propiciou-se assim o desenvolvimento de turfeiras que posteriormente deram origem a grandes jazigos de carvão.