Coleção Firmino Jesus
Firmino dos Santos Jesus, do Lugar do Passal, em São Pedro da Cova, apaixonado por trilobites, viajou durante 30 anos numa aventura em busca de fósseis.
A generosidade que lhe era conhecida, entre os amigos mais próximos, refletiu-se na doação da sua coleção privada ao Museu Mineiro de São Pedro da Cova, no ano de 2015. A sua coleção de fósseis é, na maioria, composta por fósseis de trilobites, mas possui também amonites, peixes e ouriços de vários pontos do Mundo.
A origem dos fósseis de trilobites está no Anticlinal de Valongo, com algumas recolhas importante realizadas em São Pedro da Cova, como por exemplo Eodalmanitina destombesi, Selenopeltis gallica, Neseuretus tristani, Nobiliasaphus nobilis, Zeliszkella, Isabelinia glabrata.
Contudo, desta coleção, fazem também parte fósseis de trilobites oriundos da China, EUA, Madagáscar, Marrocos, Bélgica, França e Espanha.
Através destes fósseis, é possível confirmar algumas