No passado dia 18 de junho, foi apresentado no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, o livro de Fátima Silva, intitulado “Alberto Teixeira de Sousa – O Timoneiro”. A apresentação que iniciou com um momento musical de guitarra clássica, pelo músico João Pimenta acabou a acompanhar a escritora na leitura do poema  “Sou Gente”, da autoria de Teixeira de Sousa.
Daniel Vieira, Presidente da Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, agradeceu à escritora o facto de estar novamente no Museu Mineiro a apresentar mais um dos seus livros, e este em especial, por se tratar de um personalidade da vida política que facilmente se liga a São Pedro da Cova. Lembrou que até 1 de outubro estará patente neste Museu a exposição “ O Diálogo. Jornal de São Pedro da Cova”, do qual disponibilizou várias notícias sobre Teixeira de Sousa e o período em que esteve à frente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Gondomar.
Natália Correia, amiga de longa data da escritora, apresentou esta obra com um resumo da vida e do homem que foi Teixeira de Sousa.
Já a escritora começou por agradecer a presença de José Teixeira Neves, Presidente da Comissão Administrativa de São Pedro da Cova, e de David Martins da Cruz, vice-presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Gondomar, de que Teixeira de Sousa era Presidente. Agradeceu à família de Teixeira de Sousa a cedência de documentação, bem como ao arquivo da PIDE.
Descreve Teixeira de Sousa, que conheceu pessoalmente, como marido apaixonado, pai amoroso, matemático recordado por professores e antigos alunos, associativista que ascendeu nas coletividades até chegar à presidência, amante de astronomia, cooperativista, clandestino, político, entre outras mais características.
Referiu ainda que dos 25 depoimentos recolhidos sobre Teixeira de Sousa e apresentados no livro todos seguem a linha do “homem sério que não se servia da política, mas servia a política.”

"Alberto Teixeira de Sousa - O Timoneiro"