ALuzQueNosIlumina"A luz que nos ilumina" - Exposição que poderá ver on-line.
De 18 de janeiro a 19 de abril de 2014 esteve patente no Museu Mineiro de São Pedro da Cova uma exposição com base na iluminação utilizada em minas de carvão – “A luz que nos ilumina”.
Esta exposição apresentou vários tipos de lanternas, as simples candeias a azeite e óleo até às lanternas elétricas. Estas revelaram-se essenciais desde que o ser humano pesquisa o subsolo em busca de rochas, minerais e combustíveis, uma vez que quanto maior é a profundidade alcançada, menor é a luz natural.
Assim, a utilização de meios de iluminação eficazes e seguros tornou-se, entre as carboníferas europeias, uma luta essencial. Os primitivos archotes ou candeias que utilizavam como combustível o azeite ou sebo animal não possuíam estas capacidades devido à libertação de fumos da combustão do óleo ou do sebo e a grande possibilidade de entornar facilmente o combustível utilizado. É então em finais do séc. XVIII que aparecem os primeiros candis fabricados especificamente para as minas, mas que sofrem adaptações e melhoramentos até às lanternas a bateria.
Através desta exposição percorremos a história da iluminação mineira  no período industrial.
Um agradecimento a  Vincent Vincke, colecionador belga, que muito gentilmente nos disponibilizou a sua coleção privada. 
Devido à importância que esta exposição teve, a Junta de Freguesia decidiu colocá-la de forma a que todos a possam visitar.