Informao 2O estado de emergência decretado em resultado do surto epidémico colocou vários condicionamentos ao normal funcionamento da nossa vida coletiva, com implicações na atividade das autarquias locais.
Neste contexto, a Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova condicionou vários dos serviços prestados às populações e o encerramento dos cemitérios foi uma das medidas tomadas, em articulação com outras Juntas de Freguesia. Tal como dissemos no comunicado em que informamos esta decisão, procuramos neste período assegurar a limpeza e outras iniciativas de manutenção destes espaços. 

Acompanhando as novas decisões do estado central, a Junta de Freguesia procederá a um processo de alivio dos condicionamentos, ainda que com um conjunto de medidas preventivas que coloquem em primeiro plano a segurança e saúde das populações. 
Assim, informamos a população que, a partir do próximo dia 4 de maio, procederemos à abertura dos cemitérios de Fânzeres e São Pedro da Cova, fazendo os seguintes apelos à população:
1) o acesso aos cemitérios deverá ser feito usando medidas de proteção individual (ex: máscara);
2) devem trazer os próprios meios para proceder à manutenção das sepulturas (ex: baldes, vassouras), de forma a evitar o uso coletivo dos mesmos;
3) as famílias deverão organizar-se de forma a que não haja mais que uma pessoa por sepultura;
4) deve ser mantido o respetivo distanciamento social entre as pessoas;
5) a permanência no cemitério não deverá ser superior a 15 minutos;
A Junta de Freguesia informa ainda que alargará o horário de funcionamento do cemitério (7h-20h), de forma a evitar um maior aglomerado de pessoas.
A Junta de Freguesia apela ainda a que as pessoas de maior risco e de maior vulnerabilidade evitem a deslocação ao cemitério, apelando a que cada uma encontre as melhores soluções dentro das suas famílias e amigos. 
A Junta de Freguesia atuará sempre de forma pedagógica, mas reserva-se ao direito de, em qualquer circunstância em que tais apelos não sejam considerados, agir de acordo com a garantia da segurança e saúde das populações e dos seus trabalhadores, incluindo o condicionamento do número de pessoas no interior dos cemitérios ou, em última análise, o seu encerramento temporário. A saúde e segurança das populações será sempre a primeira prioridade.