IMG 20210713 WA0003Máquinas de Escrever e de Cálculo
Escritórios da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova
Coleção do Museu Mineiro de São Pedro da Cova

Estão em exposição, no edifício da Junta de Freguesia em São Pedro da Cova, três exemplares da coleção do Museu Mineiro de São Pedro da Cova, utilizados nos escritórios da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova.

Durante o mês de julho estarão em exposição três belos exemplares: Máquina de Escrever, Máquina Cálculo (Facit) e Máquina de Cálculo e de Escrever (National). Visite-nos.

...

No período que antecede a chamada Revolução Industrial, as empresas utilizavam os antigos e grandes livros, encadernados, escritos com bela caligrafia no seu processo organizativo. Um método manual, muito lento, repetitivo e sobretudo cansativo. 

Na Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova este método terá perdurado até início da década de 30, do século XX, tendo sido então substituído por aparelhos mecanizados e complexos: máquina de escrever e de cálculo.

Com o aumento do número de trabalhadores que se registou na década de 30 e 40, do século XX, seria impossível a Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova manter o tradicional método de “letra bonita”. Estes novos aparelhos vieram facilitar este trabalho e torna-lo menos moroso, pese embora suscetíveis ao erro. A estas se juntam as máquinas de contabilidade, que representam um grande avanço neste tipo de mecanismo.

No escritório da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova existiam, não só máquinas de escrever e de cálculo, mas também máquinas de contabilidade, importantes para facilitar e agilizar o processo organizativo da empresa. 

Entre as máquinas de escrever destacam-se as marcas Hermes, marca suíça, e Royal, das primeiras marcas a fabricar máquinas de escrever em massa, distribuídas em Portugal pela Sociedade Comercial Luso – Americana, Lda. Na série de máquinas de contabilidade as marcas representadas são a Facit e a National (National Cash Register Company).

A máquina de calculo mecânica Facit, marca sueca, é uma máquina utilizada para cálculos de contabilidade. A alavanca lateral tinha como função apresentar o cálculo final. Já as máquinas de contabilidade da National, empresa americana que dominava as máquinas registadoras, destacam-se pela sua robustez, combinando dois teclados completos, um para máquina de escrever, outro para somar. Estas máquinas destacam-se pela capacidade de cálculos com dez somadores, multiplicação rápida e precisa, arredonda frações, movimentos automáticos como barras de controle móveis. Estas máquinas foram utilizadas na faturação, controle de stock, contas correntes de clientes, folhas de pagamentos.