No passado dia 15 de julho, pelas 14h30, no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, realizou-se o Workshop CoalMine, promovido pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Este workshop teve como principal objetivo apresentar os novos dados referentes à avaliação e monitorização da escombreira das minas de carvão de São Pedro da Cova, bem como a recuperação dos impactos ambientais através de deteção remota e análise geoestatística.
A abertura da sessão contou com palavras da Presidente da Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, Dra. Sofia Martins, da Vereadora da Câmara Municipal de Gondomar, Dra. Aurora Vieira e da Coordenadora do projeto apresentado e professora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Professora Dra. Deolinda Flores.
Como oradores, estiveram presentes a Dra. Patrícia Santos, que nos falou da “Caracterização Geoquímica e Ambiental dos Solos da Envolvente da Escombreira da Antiga Mina de Carvão de São Pedro da Cova”, Dr. Jorge Espinha e Catarina Mansilha sobre a “Mina de Carvão de São Pedro da Cova: Hidropedologia da Escombreira e Hidrogeoquímica dos Efluentes Mineiros”, a Dra. Joana Ribeiro - “Cientistas da Escola Carolina Michaelis em Ação no Projeto CoalMine”, a Dra. Ana Cláudia Teodoro da “Monitorização Geoespacial da Escombreira de São Pedro da Cova e Dra. Lia Duarte,do “WebSIG para Visualização e Disseminação de Informação da Escombreira de São Pedro da Cova”.

Coalmine - Workshop
Coalmine - Workshop
Coalmine - Workshop
Coalmine - Workshop
  • Coalmine - Workshop
  • Coalmine - Workshop
  • Coalmine - Workshop
  • Coalmine - Workshop