WhatsApp Image 2022 11 23 at 22.32.04 1Ação de Formação “Serviços Educativos em Pontos de Interesse Geológico e Mineiro de Portugal”.

Decorreu no passado dia 23 de novembro, entre as 17h30 e as 20h30, a ação de formação para professores “Serviços Educativos em Pontos de Interesse Geológico e Mineiro de Portugal”. Esta iniciativa teve como parceiros, o Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova, local da realização da ação, o Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, bem como, o Centro de Formação Júlio Resende.
Os discursos da abertura da sessão foram realizados pela Presidente da Junta de Freguesia de Fânzeres e São Pedro da Cova, Dra. Sofia Martins, pelo Presidente da EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A., Dr. Gonçalo Rocha, pela Diretora do Centro de Formação Júlio Resende, Dra. Graça Pires, pela Diretora do Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova, professora Ana Luísa Xavier e pelo Vereador da Educação da Câmara Municipal de Gondomar, Dr. Luís Filipe Araújo.
A ação, moderada pela Dra. Ana Paula Correira, contou com as intervenções da Dra. Ana Rita Sousa, que deu a conhecer, de forma mais teórica, a importância dos Serviços Educativos em Contexto Museológico. De seguida, foi apresentado pela Dra. Micaela Santos o Guia dos Serviços Educativos em Pontos de Interesse Geológico e Mineiro em Portugal.  O Guia apresenta um conjunto de recursos/atividades pedagógicas presenciais e não presenciais, que assumem particular relevância na disseminação do conhecimento e da literacia científica e que poderão contribuir para a conceção de novos planos de aula e atividades, recorrendo a abordagens atraentes, inovadoras e práticas na exploração de temáticas. Posteriormente, com o intuito de ouvir a perspetiva pela voz de um professor, tivemos a intervenção da professora Clarinda Santos, que nos apresentou uma breve reflexão sobre o mesmo. Por último, a partir da intervenção da Dra. Patrícia Machado, foram  apresentadas as atividades disponíveis para o público escolar, nas minas de ouro de Tresminas e Jales.
Queremos, ainda, destacar a intervenção do coordenador do Roteiro das Minas, Dr. Bernardo Lemos, que de forma detalhada também se pronunciou sobre o Guia apresentado.