Dia Internacional dos Monumentos e Sítios | 18 de abril
Desde 1982, com o objetivo de consciencializar para a diversidade do património e sua vulnerabilidade, bem como, dos esforços necessários para o proteger e conservar, o ICOMOS - Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, assinala o dia 18 de abril, como o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios!
Em Fânzeres e São Pedro da Cova destacamos dois Monumentos ímpares: o Solar de Montezelo e a Capela de Nossa Senhora da Conceição e o Cavalete do Poço de São Vicente.

O Solar de Montezelo e a Capela de Nossa Senhora da Conceição
A edificação deste Solar, data do século XVII, mais precisamente o ano de 1636. Julga-se ter sido mandada construir por Pedro Álvares da Figueira, passando para a família Rangel, 1669. Em 1703, é edificada uma Capela de influência barroca, em honra da Nossa Senhora da Conceição e Magnólia.
O portão que dá acesso ao Solar é em pedra, simples e de linhas sóbrias, rematado pelo brasão da família Rangel. Ao seu lado direito, a Capela, de fachada simples, com um frontão triangular interrompido ao longo das pilastras, com um óculo oval e a rematar, um campanário. Enquadrada na fachada, uma das cruzes da primitiva Via Sacra de Montezelo.
No interior, um pátio que nos leva ao edifício principal, com fachada simples, de planta retangular e dois pisos. Destaca-se pelo beiral e escadaria central.
Em 1993, este Solar e Capela são classificados como Imóvel de Interesse Público (IIP).
Atualmente, assume-se como um local de realização de eventos sociais e empresariais.

O Cavalete do Poço de São Vicente
A construção do novo Cavalete do Poço de São Vicente das Minas de Carvão de São Pedro da Cova, inicia-se no ano de 1934, entrando em pleno funcionamento em 1937.
Esta estrutura, em betão armado, é projetada pelo Engenheiro belga, Charles Tournay, e construída pela empresa do Engenheiro Fernando Moreira de Sá, é uma “(…) torre, assente em quatro pilares principais (de secção quadrangular), formando um prisma rectangular alongado no sentido vertical com uma altura de cerca de 38 metros (equivalente a 13 pisos). Ao longo deste corpo existem vários patamares de contraventamento também em betão, que culminam num mirante coberto, que avança para o exterior, apoiado nas escoras de betão que se prolongam inclinadas até ao terreno próximo da casa das máquinas. (…) O corpo da torre, com diversos patamares unidos por escadas, apresenta nos sucessivos níveis guardas em betão armado de desenho linear e cuidado, que aliadas aos frisos denteados da plataforma de remate e ao beiral da cobertura referenciam este elemento ao movimento Art Déco” (LOPES, A. 2010, p. 91).
Em 2010 é classificado como Monumento de Interesse Público (MIP). Em 2022 iniciou a sua reabilitação estrutural que se encontra em fase final, com o objetivo primordial de preservar este símbolo da Identidade Mineira da Vila de São Pedro da Cova.

Solar de Montezelo _ Teresa Pamplona. 2019
Solar de Montezelo. s.d.
Cavalete do Poço de São Vicente. Suzano Magalhães. 2023
Cavalete Poço de São Vicente. Arquivo MMSPC.1940
  • Solar de Montezelo _ Teresa Pamplona. 2019
  • Solar de Montezelo. s.d.
  • Cavalete do Poço de São Vicente. Suzano Magalhães. 2023
  • Cavalete Poço de São Vicente. Arquivo MMSPC.1940